• Maio 30, 2024

RETRATOS de… BEIRE

RETRATOS de… BEIRE

RETRATOS de… BEIRE

Área: 3,3 km2

População: 2.011 (Censos 2021)

A um canto do concelho fica Beire, mas João Carlos Barbosa logo lembra que a freguesia está a cerca de cinco quilómetros de tudo, sensivelmente a distância para os centros de Paredes, Penafiel, Lousada e Paços de Ferreira. Para não ficar atrás de ninguém, ou não fossem os beirenses “gente aguerrida, intransigente na defesa da terra e dos seus, com carisma e dinâmica”, o autarca ergue o nome de Beire como “a freguesia da crença no santo popular e dos negociantes de gado”. “Ainda há um conjunto de famílias que vive disso, numa ocupação com décadas, e, em relação ao santo popular, não reconhecido por Roma, basta lembrar as excursões de todo o país que nos visitam”, argumentou. João Carlos Barbosa deu o exemplo do S. Martinho. “Nessa altura, Beire é um ponto de passagem obrigatório e, habitualmente, temos entre 100 e 150 autocarros, de todo o lado, que passam cá antes de seguirem para Penafiel”, explicou.

MAIS

Para o autarca, que também é deputado na Assembleia da República, “a ruralidade da freguesia, o seu bairrismo e a proximidade aos centros urbanos” concorrem a favor de Beire, freguesia que acolhe a Casa do Gaiato, cuja igreja terá sido construída num antigo palheiro. Mais. “Temos um dos parques de lazer mais bonitos do concelho, inclui um rio, o Mesio, que é um afluente do Sousa, mas sem poluição. Mas, também, posso elencar o parque de merendas junto à Capela de Santiago”, referiu.

João Carlos Barbosa anunciou, ainda, as obras no Campo de S. Luís, com o acrescento de um relvado sintético, o alargamento do parque de lazer, já com um bar de apoio, e um espaço de musculação ao ar livre.

Para o próximo mandato deixa a promessa de um pavilhão desportivo.

MENOS

O saneamento é o maior problema e é um trabalho do zero. “A autarquia herdou o problema, mas temos agora em construção cerca de dois quilómetros, a juntar a outros dois entretanto concluídos. As pessoas estão ansiosas, mas peço-lhes alguma paciência”, referiu. O autarca lembrou, por último, a necessidade de remodelar oportunamente a junta de freguesia. “A nossa sorte é que todos os anos há um envelope financeiro do município que nos permite duplicar o orçamento”, concluiu.