- Julho 31, 2023
Vereador Renato Almeida falou sobre a 4.ª edição do Paredes Handball Cup
O CA Baltar CRD, na categoria de Sub-16 femininos, alcançou o segundo lugar, tornando-se, assim, na equipa do concelho que obteve uma melhor classificação.
Terminou no dia 16 de julho a IV edição do Paredes Handball Cup ’23, naquele que é considerado um dos maiores eventos de andebol realizado no nosso país, colocando-o, mais uma vez, como destino privilegiado para a realização de eventos internacionais.
Renato Almeida, vereador do Desporto, fez um balanço do evento desportivo, que trouxe ao concelho, de 12 a 16 de julho, cerca de 3500 atletas, distribuídos pelas vertentes de Andebol Indoor e Andebol de Praia, de equipas oriundas da Alemanha, Áustria, Espanha, Eslovénia, França, Japão e Portugal.
– Qual é o balanço deste torneio?
Renato Almeida (RA) – No global o balanço é muito positivo, mas um evento com a dimensão do Paredes Handball Cup’23 tem de ser analisado de diversas perspetivas. Por exemplo, no plano logístico superamos o desafio de montar num curto espaço de tempo todas as estruturas funcionais de modo que a competição pudesse decorrer.
Na dimensão de competição, organizar o quadro competitivo com jogos em simultâneo a decorrer em vários pavilhões é outra prova superada, mas que implica muita coordenação. Na gestão e liderança de equipas também tivemos sucesso, desde logo, a coordenar 130 voluntários que realizaram tarefas nas cantinas, nos alojamentos, nos transferes, na secretaria e no apoio aos jogos e ao staff.
Sem dúvida que o Paredes Handball Cup é um grande evento que junta milhares de pessoas na cidade. Foram mais de 3500 atletas e que trazem com eles toda a estrutura técnica, familiares, amigos e amantes da modalidade. É de destacar o retorno económico, a nossa hotelaria esgotou, os nossos restaurantes e comércio local encheram-se e a cidade recebeu todos os dias muitos visitantes.
É de sublinhar também como extremamente positivo para o crescimento da modalidade que o evento coloca Paredes como a capital do andebol.
– Quais foram as equipas vencedoras?
RA – Mais importante do que referir as equipas que venceram nos respetivos escalões é referir outras tantas vitórias que conseguimos este ano. E foram várias.
Ao nível da competição, destaco o Campus. Este ano conseguimos envolver de forma mais ativa as equipas de Paredes. Demos a oportunidade a diversos atletas Paredenses de treinar com os melhores e assim terem a possibilidade de evoluir em termos técnicos. Foi um gosto receber atletas profissionais e de seleção nacional.
Ao nível da sustentabilidade, de referir o enorme esforço do Município para reduzir a pegada ecológica. Dissemos não aos plásticos de utilização única, consumimos menos 60.000 garrafas de plástico de água do que nas edições anteriores. Para isso, oferecemos uma garrafa alusiva ao torneio a todos os atletas que a podiam encher em diversos pontos de água que foram também instalados nas escolas e nos recintos desportivos. Promovemos a deslocação pedonal, reduzindo em mais de 50% o número de quilómetros percorridos e o consumo de combustível fóssil.
Ao nível do Alojamento, tivemos à disposição o novíssimo Estádio das Laranjeiras, o que permitiu ter mais espaço disponível e assim melhor as condições de alojamento de todas as equipas.
Ao nível da Alimentação fizemos uma parceria com uma IPSS local o que permitiu servir refeições com qualidade certificada e que foi bastante elogiada por todos os atletas.
Assim, os vencedores fomos todos nós.
– Qual foi a equipa do concelho a obter melhores resultados?
RA – A equipa do concelho de Paredes com melhor resultado foi o CA Baltar CRD na categoria de Sub-16 femininos, que alcançou o segundo lugar. De forma geral, as nossas equipas estiveram muito bem. Para além da equipa CA Baltar CRD, a PROMOV Rebordosa, o SC Nun’Álvares, o Gandra Andebol e o Altis Clube Paredes, estão também de parabéns uma vez que todos conseguiram conquistar lugares, nas diversas categorias, nos primeiros dez vencedores.
Desde já, o meu sincero obrigado a todas as equipas de Paredes. Estou certo que estão no bom caminho e já têm demonstrado em várias competições excelentes prestações. Por exemplo, a PROMOV conquistou o primeiro lugar da categoria Sub-15 da playoff B no Partille Cup e o Clube Andebol de Baltar ainda esta semana venceram a 5.ª Etapa do And’Praia na categoria Sub-14 F e Seniores Femininos.
E o futuro será risonho para o andebol em Paredes e para os nossos atletas, assim espero. Vamos continuar a promover e a viver o desporto, valorizando os Paredenses.
– Já existem desenvolvimentos a propósito do incidente da tenda?
RA – Como foi devidamente esclarecido na altura, tratou-se de um incidente que prontamente foi resolvido e acautelado. Tivemos de ajustar a zona de lazer dos atletas e mudar de local a fun zone. Acompanhamos e diligenciamos tudo para que os atletas envolvidos estivessem bem física e psicologicamente. Gostaria de frisar que o incidente não afetou a competição do torneio e felizmente nada de grave se registou.
Foi feita a participação à GNR e neste momento aguardamos o seu parecer.
– Que medidas vão ser tomadas no futuro para que não se voltem a repetir situações do género?
RA – Em qualquer evento, a segurança das pessoas e dos equipamentos é um fator que muito prezamos e nunca descuramos. Incidentes e imprevistos, infelizmente, podem acontecer mesmo com tudo devidamente acautelado. Somos rigorosos com os fornecedores no cumprimento das regras e vamos continuar a sê-lo.
– No próximo ano, serão mantidos os mesmos moldes do evento?
RA – A esta distância do evento ainda é cedo para adiantar qualquer pormenor.