- Maio 15, 2024
RETRATOS de… BALTAR
RETRATOS de… BALTAR
Área: 7,4 km2
População: 4.720 (Censos 2021)
Baltar apresenta-se como “o centro do mundo” e o autarca Jorge Coelho logo invocou o epíteto de “vila do desporto automóvel”, apontando à visita anual do Rali de Portugal, recuando, depois, na história para recuperar o início, quando “jovens da freguesia terão decidido inscrever a dita frase nos sinais de trânsito verticais”. Mais certa e lógica será, no entanto, a posição geográfica da freguesia, bem no centro do concelho.
De uma coisa Jorge Coelho tem a certeza: “Baltar sempre foi conhecida pelos seus bons ares, existindo relatos, noutros tempos, da sua escolha por pessoas do Porto para passar férias”.
MAIS
As boas acessibilidades da freguesia, com o Porto a 20 minutos pela A4 e a sede do concelho a pouco mais de cinco, fazem aumentar a procura, hoje bem acima da oferta. Jorge Coelho anunciou o parque de lazer, atrás do cemitério, como uma das obras deste mandato. “A Junta adquiriu os terrenos, os estudos estão feitos, só esperamos pelo programa 2030 para iniciar a obra, o que deve acontecer em setembro”, revelou.
Juntou-lhe outras intervenções de relevo, como o alargamento do cemitério, a iniciar em breve, ou a requalificação da antiga escola EB 2,3, futuro Centro Cultural e Cívico Poeta Daniel Faria.
MENOS
O saneamento, com uma cobertura a rondar 20 por cento, figura ente os aspetos menos da freguesia, mas Jorge Coelho disse haver “um bom entendimento” para a rede avançar ainda este ano, numa primeira fase da Rotunda da Família em direção à Zona Industrial.
Na lista de prioridades, colocou, ainda, um lar de idosos, nesta altura sem cobertura financeira. Em melhor condição parece estar o processo relativo às construções para rendimento acessível. “Já adquirimos os terrenos e as obras, que vão permitir a construção de 18 fogos, devem ter início ainda este ano”, assegurou.