- Setembro 5, 2024
Lordelo, Postal Ilustrado
Postal Ilustrado…
Lordelo, a freguesia que é cidade, aos olhos de Nuno Serra, presidente da Junta, teve uma “evolução enorme”. “Equipamentos” de uso coletivo e uma “vasta área de natureza”, são o “maior atrativo ”. Os “parques de lazer e bons equipamentos escolares e desportivos”, são exemplos que desmentem a ‘frase batida’ de que Lordelo é pouco mais que um amontoado de carpintarias. Uma visita à Zona Industrial dá para perceber que ‘tecnologia de ponta’ é uma vulgar ferramenta de trabalho em Lordelo.
“A localização” geográfica de “excelência”, dada a “proximidade” aos grandes “centros urbanos”, são o cartão de entrada na jovem cidade. “Mas o grande capital de Lordelo são as pessoas”, no dizer de Nuno Serra. Anónimas, mas também famosas. São os casos de Ernani Carvalho, jornalista, e Cândido Costa, o ex-futebolista que está transformado em estrela de televisão. “O Cândido Costa é um bom exemplo” de alguém que “procurou Lordelo para viver”, sem ter qualquer tipo de ligação com a cidade. “Descobriu os encantos da freguesia e por cá ficou. Uma terra boa para morar”, próxima do Porto “e como ele disse, tem um jardim em frente à casa e não precisa de o tratar”, o que diz muito da “qualidade de vida de Lordelo” e é realçado por quem chega dos grandes centros urbanos.
E como de pessoas se escreve, realce para os ilustres filhos da terra como são o caso dos ex-futebolistas Jaime Pacheco, Rui Barros, José Mota, o ciclista Ribeiro da Silva ou o ex-árbitro Jorge Sousa, entre outros. Até porque “famosos somos todos”.
A corrigir na freguesia de Lordelo é a “estagnação das obras” de expansão das “redes de água e saneamento” nos últimos 15 anos, “por culpa da empresa concessionária”, a Be Water. As taxas de cobertura ficam-se pelos 60 a 70% no território de Lordelo.
O problema da “poluição do rio Ferreira” é o grande cavalo de batalha de Nuno Serra e “tem incomodado Lordelo”. O outro ponto menos bom da freguesia estava relacionado com a “inexistente rede de transportes públicos”, situação que a “curto prazo”, acredita , “estará resolvida” com a nova concessão da “UNIR” para Área Metropolitana do Porto onde Lordelo se insere. Até então não havia transportes públicos “dignos desse nome”. Uma fotografia de satélite à freguesia, “quer por aquilo que já tem, quer pelo potencial de crescimento”, no entender do autarca, “é o melhor ângulo” para enquadrar o postal ilustrado de Lordelo.
LORDELO
freguesia com 9,25 km² de área
9106 habitantes (Censos 2021)