- Maio 18, 2023
Bombeiros de Lordelo comemoraram 53 anos
Paulo Gonçalves foi empossado como comandante.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lordelo celebrou o 53.º aniversário, no sábado, dia 13 de maio, com uma cerimónia que ficou marcada pela tomada de posse do novo comandante, Paulo Gonçalves.
A sessão solene decorreu nas novas infraestruturas da corporação, tendo integrado a mesa de honra o presidente do município, Alexandre Almeida, o presidente da Assembleia-Geral dos BVL, Francisco Leal, o presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Nuno Serra, o 2.º Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da AMP, Leonel Alves, o vice-presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Emanuel Santos, o presidente da Federação Distrital dos Bombeiros do Porto, José Morais, o presidente da direção dos BV Lordelo, Miguel Ferreira, e o comandante dos BVL, Paulo Gonçalves.
Refira-se que, a Liga dos Bombeiros Portugueses condecorou com crachá de ouro um bombeiro e atribuiu a medalha covid-19 ao estandarte. Ao início da tarde, foram ainda entregues condecorações a elementos do corpo de bombeiros.
“Hoje é dia de honrar as memórias e o trabalho de todos quantos ao longo destes 53 anos construíram e prestigiaram com generosidade, altruísmo e amor ao próximo a nobreza desta instituição”, sustentou Francisco Leal, presidente da Assembleia-Geral da corporação lordelense.
Lembrando a inauguração das instalações, que aconteceu há um ano, considerou: “Só com um enorme espírito de sacrifício, de luta, de determinação e persistência foi possível avançar para estas novas e dignas instalações, quando alguns insistiam e pugnavam pela ampliação do antigo quartel”.
Dirigindo-se ao recente empossado, declarou: “Sr. Comandante, esta associação moveu-se sempre no espírito de colaboração, entreajuda e respeito por todos e entre todos, mas sempre desprovida das amarras da subserviência”. “Quero aqui dizer-lhe que enquanto pautar a sua atuação pela defesa intransigente dos seus homens, desta associação e dos princípios já referidos, terá todo o meu apoio, colaboração e respeito”, acrescentou.
A reportagem completa na edição de 18 de maio de 2023