60 habitações com renda acessível vão nascer em Freamunde

Publicado em Publicado por: O Paredense
FOTO IHRU

A câmara de Paços de Ferreira anunciou que foi publicado, a 25 de agosto, em Diária da República, o concurso público de conceção para a elaboração projeto do conjunto habitacional de Freamunde.

O conjunto habitacional “destina-se a criar condições para o aumento da oferta de arrendamento acessível e deverá cumprir as disposições do regime da habitação a Custos Controlados”, explica o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

A intervenção prevê um total de 60 fogos habitacionais, prevendo-se que o investimento total do IHRU seja de 11 milhões de euros.

A câmara de Paços de Ferreira avança que os 60 apartamentos vão ser disponibilizados às famílias jovens do concelho. 

Ainda segundo a autarquia, “o conjunto habitacional Freamunde estará localizado na freguesia com o mesmo nome, junto à Rua da Escola Secundária”, e “é limitado a sul pela referida rua, a nascente pela Rampa do Cortinhal e a poente e a norte por terrenos propriedade de particulares”.

O município já tinha formalizado um protocolo com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). O direito de superfície foi cedido por 75 anos e o tereno tem uma área de 5.978,6 m2, onde serão construídos edifícios com um máximo de 6 pisos acima da cota de soleira, a que acrescerão pisos enterrados para estacionamento e arrecadações.

A área bruta de construção acima do solo de 6.810,0 m2.