- Março 26, 2025
Paredes expande rede de abastecimento de água

Câmara Municipal de Paredes investe em ampliação da rede de abastecimento de água
A Câmara Municipal de Paredes, através dos SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Paredes), anunciou “um investimento significativo na expansão da rede de abastecimento de água, com um total de mais de 17 mil metros de novas infraestruturas”.
A expansão da rede “vai levar água da rede publica a 474 novos utilizadores” em várias freguesias, incluindo Sobrosa, Vila Cova de Carros, Baltar, Parada de Todeia, Cête, Paredes, Vandoma, Astromil, Mouriz e Louredo.
Desde que assumiu a gestão da rede de água e saneamento do concelho, em maio de 2023, após resgatar a concessão da empresa Be Water, “os SMAS já realizaram mais de 3.500 metros de construção de redes de abastecimento de água ao domicílio“. Este trabalho “permitiu que 1.090 novos utilizadores fossem abrangidos” em localidades como Rebordosa, Sobrosa, Lordelo, Paredes, Vandoma, Cête, Beire, Bitarães, Baltar e Madalena.
O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, destaca a relevância do investimento para o município, afirmando que se trata de uma medida estratégica com impacto direto na qualidade de vida e bem-estar da população. “É essencial prestarmos um serviço eficiente e de qualidade no que respeita a levar água ao domicílio”, enfatiza.
Alexandre Almeida recorda que, anteriormente, algumas freguesias, como Beire, não possuíam qualquer cobertura de rede de água. Graças à gestão da água pelo Município, foi possível aprovar projetos essenciais, como a criação do novo lar de idosos em Beire. Segundo o autarca, “novos investimentos estão previstos”, garantindo que “mais freguesias terão acesso à rede de abastecimento de água ao domicílio num futuro próximo”.