- Dezembro 14, 2023
“Paredes Comércio de Rua Digital” apresentado
Consumidores terão uma experiência completamente diferente nas suas compras.
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, presidiu, na quarta-feira, dia 6, à sessão de apresentação do projeto “Paredes Comércio de Rua Digital”, inserido no âmbito da medida “Bairros Digitais” do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Refira-se que o investimento total previsto ronda os 835 mil euros.
O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, começou por evidenciar que se têm instalado em Paredes, cada vez mais, superfícies comerciais com alguma dimensão. “Mas, o que é certo é que continuamos a ver com muito bons olhos a manutenção de muito comércio tradicional”, salientou.
Destaque-se que o espaço que será abrangido por este bairro digital pode ser visto como uma espécie de “centro comercial a céu aberto” e, portanto, “queríamos dar-lhe ainda mais ferramentas e mais potencial, por forma a que seja cada vez mais atrativo aos olhos não só dos paredenses, mas também de quem nos visita”, disse.
Na opinião do edil municipal, esta candidatura vai, assim, mostrar que se pode inovar na forma de promover o comércio tradicional e permitir que os consumidores tenham uma experiência completamente diferente nas suas compras.
“Vai ser muito interessante e estou com muita expectativa em torno desta candidatura e dos resultados que daí vão advir”, sustentou. “Trata-se de inovar o tecido comercial de Paredes, de formas muito diversificadas, desde logo através da plataforma do e-commerce”, acrescentou.
Quanto a características, especificou, num estacionamento poder ter um painel a indicar quantos lugares estão disponíveis, como se estivéssemos num centro comercial; ao nível da reciclagem, haverá uma máquina onde, após colocar uma embalagem do produto adquirido, vai ser disponibilizado um cupão que dará desconto noutra compra ou em algum serviço da câmara municipal; vai haver ecrãs digitais a dar nota de promoções. Ou seja, “tem características muito inovadoras e não tenho dúvidas de que vai chamar a atenção para o comércio tradicional nesta zona”, defendeu o autarca.
“A candidatura está aprovada, agora temos que receber o contrato e logo que isso aconteça há que começar a operacionalizar os procedimentos e, de uma forma gradual, implementar isso durante o ano de 2024”, explicou.
Já Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, felicitou Paredes pela candidatura vencedora e pelo trabalho conjunto com a ASEP – Associação de Empresas de Paredes e os comerciantes, afirmando que o “Paredes Comércio de Rua Digital” é um projeto “com interesse para a revitalização do comércio do concelho de Paredes, que junta várias valências: o espaço físico, o digital e a valorização da história”. “Algo que é muito importante para a vida da cidade”, afirmou, dizendo tratar-se de um projeto com “mérito”, porque tem elementos diferenciadores, que acrescentam valor ao comércio do concelho.
A sessão contou com a presença dos vereadores Francisco Leal, Beatriz Meireles, Paulo Silva, Tânia Ribeiro e Renato Almeida, da subdiretora-geral das atividades económicas, Marta Lima Basto, da vogal do conselho diretivo do IAPMEI, Marisa Garrido, do presidente e da tesoureira da ASEP – Associação de Empresas de Paredes, Silvestre Carneiro e Ana Barbosa, respetivamente, e do executivo da Junta de Freguesia de Paredes.