• Julho 14, 2023

Lordelo é cidade há 2 décadas

Lordelo é cidade há 2 décadas

Personalidades e instituições foram distinguidas.

Lordelo foi elevada a cidade há 20 anos e a data foi assinalada, no dia 1 de julho, com a cerimónia “Lordelo Agradece”, tendo a junta de freguesia distinguido personalidades e instituições que têm contribuído para a dignificação da cidade, em diferentes áreas.

Vitorino Moreira foi agraciado com a Medalha de Mérito Cívico, em reconhecimento ao “seu notável serviço à comunidade e dedicação ao bem-estar dos cidadãos lordelenses”. A ADPA – Associação Desportiva de Paredes recebeu a Medalha de Mérito Desportivo “pela sua notável contribuição para a promoção do desporto na região”.

Sílvio Santos foi condecorado com a Medalha de Mérito Cultural, em virtude do seu “significativo contributo para o enriquecimento cultural”. O Novum Canal, “reconhecido pela sua ação na comunidade”, recebeu a Medalha de Mérito Social.

Por fim, o Novo Banco de Lordelo foi distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade de Lordelo, devido ao “seu relevante investimento e contributo para o desenvolvimento local”.

Durante a sessão, o presidente da junta, Nuno Serra, salientou a evolução social e económica de Lordelo nestes 20 anos.

Já o vereador Francisco Leal lembrou que “há 20 anos Lordelo só subiu à categoria de cidade, porque já era uma grande vila. Era uma vila que tinha as suas especificidades – um povo bairrista e lutador. São estes princípios que têm continuar a vigorar”.

Além das distinções honoríficas, a autarquia local atribuiu bolsas de mérito escolar a alunos do 5.º ao 12.º ano, reconhecendo, assim, o seu empenho e desempenho académico.

A cerimónia reuniu diversas personalidades da freguesia, tais como o vereador Francisco Leal, os restantes membros do executivo da Junta de Freguesia de Lordelo, o presidente da Assembleia de Freguesia, Ilídio Machado, e representantes de diferentes instituições da cidade.