• Março 21, 2024

Dia do Pai

Dia do Pai

O Pai importa, e muito!

Se a figura do pai assumiu durante várias décadas um papel secundário e menos relevante no que respeita ao crescimento das crianças, atualmente essa perspetiva está completamente ultrapassada, sendo reconhecida de forma cabal a importância da relação entre pai e filhos, diria que, desde cedo.

A presença de uma figura paterna – que não precisa de ser necessariamente o pai biológico mas alguém que exerça esta função no seio da família – é importante para a estruturação da criança, já que, sabemos, ter impacto no desenvolvimento saudável em todos os domínios: linguagem, pensamento, físico e social-emocional.

Um pai não substitui uma mãe, bem como uma mãe não substitui um pai! Ambos se complementam, ainda que distintos, podendo os dois serem considerados figuras estáveis de vinculação e de relação privilegiada com os mais pequenos.

Quando o pai está adequadamente envolvido nos cuidados diários, como na alimentação, banho, brincadeiras dos filhos, está também a transmitir amor, segurança e confiança, o que também contribui para que mais tarde as crianças tenham a confiança e segurança necessárias para estabelecer boas relações sociais com os seus pares. Os momentos de brincadeira entre pai e filhos são também fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, da comunicação e da linguagem, o que por sua vez também está relacionado com um maior sucesso académico.

A figura do pai é peça-chave no processo de descoberta do mundo pela criança e, privada dessa referência, poderá sentir-se menos segura e, por que não dizer, menos capaz, por não se sentir tão amada, podendo desenvolver sentimentos de inferioridade.

Ao contrário, tendo o pai como base segura, a criança sente confiança para explorar o ambiente que a rodeia, na medida em que sente que este estará acessível, tal como a mãe, e, juntos, serão sensíveis às suas necessidades, caso venha a precisar deles.

Importa, por isso, perguntar-se: “o que é ser pai?”, “que tipo de pai quero ser?”, “que tipo de memórias quero que os meus filhos tenham de mim?”, tal como questionar-se sobre as implicações que pode ter na vida dos seus filhos.

Aceita esta reflexão? Feliz Dia do Pai!