- Março 21, 2024
“À Descoberta do Turismo Industrial”
A iniciativa decorre no concelho até esta quinta-feira.
Começaram na segunda-feira, dia 18, e terminam esta quinta-feira, dia 21, as visitas guiadas gratuitas a espaços relacionados com a indústria do mobiliário de Paredes, a propósito da 3.ª edição do “À Descoberta do Turismo Industrial”.
De salientar que a iniciativa está a decorrer a nível nacional, entre 16 e 30 de março, nos municípios que integram a Rede Portuguesa do Turismo Industrial.
O evento, promovido pelo grupo dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, pretende, assim, dar “a conhecer locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial português, através do programa de visitas a fábricas, museus e espaços que contam a evolução da indústria nacional”.
Nesse sentido, a autarquia de Paredes convida a conhecer o património, as atividades produtivas tradicionais e industriais de empresas de mobiliário, bem como a arte de trabalhar madeira, que refletem a história, a economia e a cultura do concelho.
Tal como já mencionado, as visitas guiadas de Paredes iniciaram no dia 18 de março, no CFPIMM – Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário e na empresa Fenabel, dedicada à produção e exportação de cadeiras.
No dia seguinte, o CFPIMM acolheu, novamente, visitantes que também se deslocaram à empresa Wewood para conhecer os vários setores de produção de móveis, descobrir tipos de madeira, o processo de produção do mobiliário, bem como toda a evolução deste setor, que é a principal atividade económica local.
Para os dias 20 e 21 de março estão agendadas as oficinas de arte da talha e arte sacra, com visita à oficina Móveis Fialho, em Rebordosa, “que proporcionará a experiência de trabalhar na madeira a técnica da arte da talha”. A visita termina na Igreja Matriz de Gandra, onde a talha dourada está bem representada, “sendo um ex-libris que vale a pena conhecer”.