- Junho 27, 2024
RETRATOS de… CRISTELO
Área: 2,0 km2
População: 1.912 (Censos 2021)
José Rodrigues fugiu ao batismo da freguesia, embora lhe sobrassem elogios. O autarca diz que “Cristelo tem tudo o que é necessário” para viver e viver com qualidade, sem dissociar desta convicção “a fantástica localização”.
“Somos uma freguesia muito pequena, mas temos centro de saúde, escola primária e secundária, movimentos associativos, uma equipa de futebol filiada. Além disso, estamos perto de tudo: estamos a três quilómetros de Paredes, a cinco de Paços de Ferreira e a quatro de Rebordosa e Lordelo”, afirmou.
O crescimento e evolução da freguesia trazem novas exigências, como a ampliação do cemitério ou a rotunda contígua à sede da junta, “necessidades de Cristelo e da sua população”.
MAIS
O novo estádio é a obra dos olhos do autarca, que espera “ver concluído até ao final de 2025”. No mesmo espaço, junto ao antigo centro de saúde de Cristelo, “está projetado um pequeno parque de lazer”. Neste caso, José Rodrigues evita falar em datas, mas junta um terceiro equipamento, que diz já ter sido falado (com a autarquia) e que considera “uma grande necessidade”.
“É muito mau ver os nossos idosos ir para outras freguesias. É, por isso, que temos pensado, ainda, um centro de dia ou um lar de terceira idade”, sublinhou.
De momento, o foco está na ligação do centro da freguesia ao lugar do Areal, junto a Besteiros. “Estamos a falar de cerca de 400 habitantes e a conclusão da obra vai permitir encurtar os cerca de dois quilómetros para 600 ou 700 metros. É das próximas obras a concluir”, precisou.
MENOS
Água e saneamento são problemas menores em comparação com a realidade de outras freguesias, disse orgulhosamente José Rodrigues, dando conta de uma cobertura da rede de água superior a 80 por cento, baixando para 50 ou 60 por cento relativamente ao saneamento. “Até ao final do ano, por exemplo, o luar do Areal deve ficar com uma cobertura quase total ao nível do saneamento”, esclareceu. O autarca de Cristelo encontrou “na população envelhecida” um dos “maiores problemas” da freguesia, insistindo na importância de um equipamento social.