- Dezembro 31, 2023
ASCL promove projeto de parentalidade positiva
Com o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa”.
A Associação Social e Cultural de Louredo (ASCL) foi distinguida com o Prémio BPI Fundação ”la Caixa” – Infância – edição 2023, uma iniciativa que visa “debelar os ciclos de pobreza na infância e na adolescência, assim como potenciar a família como vetor de ação socioeducativa”.
Nesse sentido, com o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa”, a associação irá desenvolver o projeto “Response&ability: Parentalidade Positiva”.
Citado em comunicado, Adelino Costa, presidente da direção da ASCL, considerou que o “projeto Response&ability é um incentivo à parentalidade positiva (PP é aquela que promove vínculos afetivos, saudáveis, protetores e estáveis), que contempla o desenho e efetivação de um programa de ação estruturado, assim como a realização de um manual de apoio, aplicável noutros contextos”.
Refira-se que o projeto prevê, também, a realização de dois seminários e a disponibilização de coaching psicológico aos pais que o solicitem.
Por sua vez, Diana Maia, diretora técnica da instituição, referiu que o projeto tem como paradigma o modelo ecológico de parentalidade positiva. “A tarefa de ser pai e mãe não é exercida numa redoma de vidro, nem depende exclusivamente das características dos pais”, sustentou. “É exercida dentro de um espaço ecológico cuja qualidade depende de três tipos de fatores: o contexto psicossocial em que a família está inserida, as necessidades evolutivas/ educativas da criança e as capacidades dos pais para exercerem uma paternidade positiva”, acrescentou.
Neste sentido, este projeto surge das necessidades sentidas pela equipa pedagógica da ASCL, “a qual salienta a premência de investir na formação dos pais, numa perspetiva de parentalidade positiva”. “De facto, há um número significativo de pais que abandonaram precocemente a escola (pela necessidade de trabalhar), com enormes dificuldades de conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, que dispõe de poucas competências parentais e que nem sempre valorizam o processo de ensino-aprendizagem”, destacou, dizendo que existem evidências de que o período de 0 a 6 anos é fundamental para o desenvolvimento infantil, sendo que desde os primeiros anos de idade estruturam-se as bases fundamentais, como a linguagem, competências sociais, habilidades cognitivas e bom desenvolvimento emocional ou psicológico.
“O projeto pretende desenvolver um programa estruturado de incentivo à parentalidade positiva, que tem como baluarte os seguintes princípios: (1) Vínculos afetivos saudáveis, protetores e estáveis; (2) Vida familiar estruturada em rotinas; (3) Oportunidades de estímulo, apoio e aprendizagem; (4) Reconhecimento das conquistas e habilidades da criança; (5) Atividades familiares compartilhadas; (6) Ambiente familiar livre de violência física, verbal e emocional”, elencou ainda.
A iniciativa terá a duração de 12 meses e contará com o apoio da autarquia e do Agrupamento de Escolas de Paredes.