- Março 25, 2023
Paredes pronto para a 2.ª fase
Primeiro jogo será com o Canelas, no dia 1 de abril.
Após vencer o Varzim, por 1-0, a formação orientada por Eurico Couto posicionou-se no 8.º posto, com 28 pontos. Mas, uma vez terminada a fase regular do campeonato, agora o USC Paredes terá de disputar seis jornadas para conseguir a permanência na Liga 3.
A 2.ª fase, a de manutenção e descida, será composta por dezasseis equipas, divididas em quatro séries de quatro clubes. Como o Paredes ficou em oitavo, respeitando-se o emparelhamento da Federação Portuguesa de Futebol, terá assim de disputar a série 2, com o 6.º, 10.º e 12.º classificados da série A.
Em cada série os clubes jogam entre si, duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante. Cada emblema começa com pontos de bonificação, tendo em consideração a sua classificação na 1.ª fase, ou seja, como o Paredes terminou em 8.º lugar, parte para esta 2.ª volta com 5 pontos.
Assim, o sorteio do dia 15 de março ditou que o primeiro encontro dos unionistas acontecerá no reduto do Canelas 2010, no dia 1 de abril, pelas 15h00. A 2.ª jornada será novamente fora de portas, com o Paredes a deslocar-se ao terreno do Vitória SC B, no dia 8 de abril, pelas 15h00.
Na 3.ª, 4.ª e 5.ª jornada, o USC Paredes jogará nas Laranjeiras, com o Anadia, no dia 15 de abril, pelas 17h00, com o Canelas 2010, no dia 23 de abril, pelas 15h00, e com o Vitória SC B, no dia 29 de abril, pelas 15h00. O último jogo desta série acontecerá no dia 6 de maio, pelas 15h00, com o Anadia FC.
Refira-se que, os dois últimos classificados de cada série serão despromovidos ao Campeonato de Portugal.
Falamos com o técnico dos paredenses, Eurico Couto, que considerou “justa e muito importante” a vitória na 22.ª jornada da fase regular, com o Varzim. Já sobre a bonificação dos 5 pontos, disse ser “importante partir nos dois primeiros lugares”, neste caso, da série 2.
Partem para esta fase confiantes na manutenção? O técnico nem pestanejou a pensar na resposta. “Queremos muito agarrar esse objetivo, sabemos de todas as dificuldades e temos noção de que os jogos serão jogados ao milímetro, por isso vamos trabalhar para estar preparados”, garantiu.
Acerca do calendário que calhou na “rifa” do Paredes, no sorteio, lembrou: “Temos de jogar com todos e pensar jogo a jogo”. “Isso é o mais importante”, destacou ainda.
Quanto à partida com o Canelas, a primeira do ‘périplo’ pela série 2, o treinador conta com um “jogo muito difícil, como todos nesta liga e mais ainda nesta fase.” Por isso, o objetivo é “potenciar os nossos pontos fortes, com o intuito de conquistar pontos”, concluiu.