Xeca recebido na câmara de Paredes. “Merecemos muito ganhar este campeonato”

Publicado em Publicado por: O Paredense

Miguel Rocha, mais conhecido por Xeca, foi esta quarta-feira, 26 maio, recebido na câmara de Paredes depois de ter conquistado o título de campeão nacional em França pelo Lille. Aos jornalistas, o atleta natural de Rebordosa, Paredes, mostrou-se feliz por ser homenageado no concelho de onde é natural.

“Depois de ser campeão em França, num clube em que muita gente não acreditava, foi incrível. É um orgulho imenso ser recebido assim em Paredes. Estou muito feliz”, frisou o atleta, depois de ter recebido as felicitações do executivo municipal pelo trofeu alcançado em França.

“Ser recebido assim na nossa terra mostra o apoio que o município dá aos atletas que trabalham muito lá fora para alcançar feitos que ainda não tinham sido alcançados”.

Xeca garantiu que o segredo desta conquista foi sobretudo a união de grupo, que ajudou a ultrapassar as limitações impostas pela pandemia ao longo desta época. “Estamos todos muito felizes. Acreditamos sempre que podíamos ser campeões. Mas o campeonato é uma maratona e não um sprint e nós conseguimos manter o nosso plano de jogo”, garantiu o atleta, assumindo que esta conquista teve um sabor especial por ser ao serviço da equipa mais portuguesa da Liga de França, onde jogam outros três portugueses, Renato Sanches, Tiago Djaló e José Fonte, natural de Penafiel.

“Estou em Lille há quatro anos e meio, desde o início de um projeto que acabou a meio da época por mudar de direção. E isso só veio mostrar ainda mais a força deste grupo e que merecemos muito ganhar este campeonato”.

Num ano atípico também para o futebol devido à pandemia, Xeca reconheceu que as equipas tiveram de se adaptar às novas regras e as que estavam melhor preparadas saíram a ganhar.

Xeca ainda tem um ano de contrato para cumprir no Lille, mas diz que um dos seus objetivos para o futuro é representar a seleção nacional.

A autarquia já anunciou que vai atribuir a medalha de mérito desportivo ao atleta, no próximo dia 19 de junho, na sessão solene de comemoração do feriado municipal.

“Todas as oportunidades que tivermos de homenagear os atletas que se distinguiram em diferentes modalidades serão importantes”, frisou o presidente da câmara de Paredes, Alexandre Almeida.