- Maio 22, 2025
Workshop “Artes e Ofícios da Madeira” valoriza saberes tradicionais e inovação criativa

A ação, integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa valorizar o artesanato tradicional em diálogo com novas abordagens artísticas.
O Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e do Mobiliário (CFPIMM) acolheu esta quinta-feira, um workshop “Artes e Ofícios da Madeira”, promovido pela Câmara Municipal de Paredes e dinamizado pela Associação Portugal à Mão,
Esta iniciativa insere-se na Plataforma e Comunidade Colaborativa para a Inserção, Qualificação e Valorização Profissional, no âmbito do Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O principal objetivo passa por valorizar o artesanato em madeira, explorando as suas múltiplas potencialidades numa perspetiva de diálogo com novas abordagens artísticas e contemporâneas.
Participaram na sessão:
-
Manuel Fialho, da empresa Móveis Fialho;
-
Cláudia Marujo, artesã da madeira;
-
Ana Paula Abrunhosa, consultora da Associação Portugal à Mão em projetos de craft/design.
A sessão foi acompanhada pela vereadora da Cultura da Câmara de Paredes, Beatriz Meireles que, na ocasião, sublinhou a importância da valorização dos ofícios tradicionais. “Este tipo de iniciativas tem um papel determinante na preservação dos saberes locais, ao mesmo tempo que abre caminhos para novas interpretações artísticas e oportunidades profissionais”, disse.
A ação pretendeu, além de formar e qualificar, “fortalecer a identidade cultural ligada ao trabalho manual em madeira”, incentivando a criatividade e a inovação em territórios com tradição neste setor.