• Março 24, 2022

Voluntário de Paredes integrou caravana humanitária para ajudar refugiados

Voluntário de Paredes integrou caravana humanitária para ajudar refugiados

Foi através das redes sociais que António Teixeira teve conhecimento de um grupo de voluntários de Lisboa que estava a organizar uma caravana solidária para levar ajuda à população da Ucrânia.

Natural de Paredes, mas a viver no Algarve desde o final de 2020, António voluntariou-se para ajudar como condutor nesta viagem que durou ao todo oito dias e mais de oito mil quilómetros percorridos.

A caravana partiu de Lisboa no dia 2 de março, com 22 viaturas disponibilizadas pelos próprios voluntários, com destino a vários pontos da fronteira para recolher refugiados.

António fez a viagem até à cidade ucraniana de Porubne, junto à fronteira com a Roménia, num carro de cinco lugares de uma voluntária de Odivelas, que conheceu na véspera da partida. Lá recolheram seis refugiados: Olesia Ivanchuk e os três filhos, Victoria, de três meses, Yuran, de cinco anos e Ivanka, de sete, Gala uma ucraniana que já tinha vivido em Portugal e Carolina Dzvinchuk, uma adolescente de 13 anos que já tinha o pai em Portugal.

A notícia completa na edição de 24 de março de 2022.