- Janeiro 2, 2024
USC Paredes despediu-se de 2023 com saldo positivo
Treinador assume ambição de terminar nos lugares cimeiros da prova.
Pode-se afirmar que o ano de 2023 terminou positivo para o USC Paredes, após a vitória na receção ao AD Marco 09, por 2-1, no penúltimo domingo, dia 17 de dezembro. Nesta que foi a 13.ª jornada da série B do Campeonato de Portugal, os unionistas findam, assim, a primeira volta da prova com 18 pontos e na 7.ª posição da tabela classificativa.
Domingos Barros, treinador do plantel, salientou que, quando a sua equipa técnica chegou às ‘Laranjeiras’, o conjunto paredense tinha 4 pontos, após disputadas seis partidas. “Agora, em 7 jogos, fizemos 14 pontos, portanto, penso que o objetivo será continuar a somar pontos”, frisou.
Abordando a meta para a segunda volta da competição, considerou: “Sabemos que não dependemos de nós, pois, poderemos até vencer os jogos todos e não conseguir chegar aos dois primeiros lugares”. “Mas, também sabemos que o nosso principal objetivo no acumular de pontos desta 2.ª volta é sermos o primeiro classificado”, assegurou. “No final fazemos contas, mas acreditamos que é possível os dois primeiros. Eu acredito, penso que os jogadores também e sei que a direção acredita”, garantiu.
Quanto aos adeptos, disse, “esperemos que nos apoiem nisso e também acreditem”. “Nós sabemos o valor do plantel e dos jogadores e todas as condições que nos são dadas pela direção”, revelou.
Há 9 jogos a comandar a equipa, dois deles a contar para a Taça de Portugal, o técnico somou, no campeonato, quatro vitórias, dois empates e uma derrota. “Num bloco de 7 jogos, é um bom pecúlio. Quando chegamos, sabíamos que o plantel tinha qualidade, por isso, o intuito era tentar colocar um pouco mais de sorte e o nosso cunho pessoal”, salientou.
Contudo, analisou, “dentro do grupo de trabalho que temos, olhando aos jogos disputados, podíamos ter feito ainda melhor”. “Trabalhando com os jogadores todos os dias, vendo as condições que nos são dadas pela direção, o apoio que temos dos adeptos ao fim de semana, acho que poderíamos ter feito mais alguns pontos”, acrescentou.
Refira-se que a próxima jornada, a primeira da 2.ª volta, vai ser um dérbi concelhio. A partida entre Rebordosa e Paredes está agendada para o dia 7 de janeiro, pelas 15h00.
“Um dérbi é sempre um dérbi, com as características que lhe são inerentes. São duas equipas que estão separadas por 1 ponto e será sempre um jogo difícil”, defendeu, destacando o facto de ambos os clubes serem os mais representativos do concelho. Ainda assim, informou, “o nosso objetivo é chegar a Rebordosa e vencer, com o apoio da massa associativa e dos nossos adeptos”.
Definindo-se como uma equipa técnica de ligações, Domingos Barros afirmou: “A primeira coisa que gostamos de sentir é esse calor/contexto humano que se vive em Paredes e se nota perfeitamente”.
Em relação ao estado de espírito dos seus jogadores, o ‘mister’ Barros disse ter uma equipa com “muita fome de vencer”, o que a levou a resultados “meramente positivos”. “Mesmo os resultados mais negativos que tivemos, onde se inclui o empate com o Oliveira do Douro e a derrota no Marco, na semana seguinte, senti sempre jogadores com vontade enorme de dar a volta”, admitiu.
Nesse sentido, “fruto da competitividade que os jogadores têm, do foco competitivo, da ambição, da vontade de vencer e da seriedade em termos de trabalho, acho que o plantel está bem e pronto para fazer uma grande segunda volta”, sustentou.
Aproveitando a época festiva que se vive, Domingos Barros deixou a seguinte mensagem: “Boas festas para todos os paredenses, principalmente para os adeptos do União, e que 2024 seja um ano em que o USC Paredes seja feliz”. “Sabemos que 2023 não foi um ano muito positivo, mas esperemos que 2024 seja um bom ano, até porque é o do centenário do clube”, rematou.