- Junho 1, 2025
União de Paredes sobe à Liga 3: “Foi um feito inimaginável”

O União de Paredes está de regresso à Liga 3. Depois de uma caminhada exigente no Campeonato de Portugal, a equipa liderada por Tarantini Vaz garantiu este domingo o tão desejado regresso aos palcos nacionais, concretizando um objetivo traçado com ambição e estrutura. O empate a zero bolas diante do Marco, no lotado Estádio Municipal das Laranjeiras deu aos unionistas o ponto que faltava para garantir o segundo lugar no Grupo A da Fase de Subida do Campeonato de Portugal.
O União Sport Clube Paredes confirmou, este domingo, a subida direta à Liga 3, ao empatar sem golos na receção ao AD Marco 09, na última jornada da fase de subida do Campeonato de Portugal – série Norte. A formação orientada por Tarantini garantiu, assim, o segundo lugar do grupo e o tão ambicionado regresso ao terceiro escalão do futebol nacional.
O jogo, disputado no Estádio Municipal das Laranjeiras, teve um ambiente de decisão. O União de Paredes partia em vantagem e bastava-lhe um empate para selar a promoção. Já o Marco 09, obrigado a vencer, assumiu as despesas da partida na segunda parte, mas sem conseguir traduzir a superioridade em golos.
Com este resultado, o União de Paredes junta-se aos já promovidos Vitória SC B e Lusitano de Évora. A última vaga de acesso à Liga 3 será decidida entre Elvas, Amora e Fátima.
No final do encontro, treinador Tarantini Vaz destacou o esforço coletivo e o apoio dos adeptos. “Sabíamos que o estádio ia estar cheio, foi decisivo. A vitória frente ao Tirsense, aos 92 minutos, foi o momento-chave da época que nos fez acreditar.”
Rui Caetano, investidor e antigo jogador do clube, acentuou a tónica na união do grupo. “Criámos uma verdadeira família. O objetivo era subir em dois anos, conseguimos logo no primeiro.”
Pedro Silva, presidente do União de Paredes, destacou a reestruturação do plantel e o regresso ao estádio das Laranjeiras como pontos-chave da época. “Mudámos 20 jogadores e criámos uma estrutura forte. Esta subida é de todos — técnicos, jogadores, staff e quem trabalha diariamente no clube.”
Receção em festa nos Paços do Concelho
O feito histórico foi celebrado com uma receção oficial da Câmara Municipal de Paredes, que homenageou o plantel com uma cerimónia nos Paços do Concelho. A comitiva do clube chegou ao Parque José Guilherme num autocarro descapotável, onde foi recebida por centenas de adeptos em clima de festa.
Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal, não escondeu o orgulho por “esta subida”, considerando-a “um marco para o nosso concelho. O União de Paredes demonstrou garra e determinação ao longo da época, e este resultado é o reflexo do trabalho árduo de todos os envolvidos.”
O autarca aproveitou sublinhar que a autarquia está, como sempre esteve, disponível para ajudar os clubes do concelho. “Continuaremos a investir no desporto, apoiando os nossos clubes e proporcionando melhores condições para atletas e adeptos. O sucesso do União de Paredes é um orgulho para todos nós.”
A equipa de Tarantini terminou a fase de subida do Campeonato de Portugal com 9 pontos, fruto de duas vitórias, três empates e uma derrota. O AD Marco 09, com 6 pontos, falha a subida e continuará no Campeonato de Portugal na próxima época.
O União Sport Clube Paredes junta-se, assim, aos também promovidos Vitória SC, que perdeu este domingo na receção ao Leça (3-4), e Lusitano de Évora e Amora.