• Abril 11, 2025

Tradição secular ilumina Endoenças com milhares de velas

Tradição secular ilumina Endoenças com milhares de velas

As margens dos rios Tâmega e Douro preparam-se para receber, no próximo dia 17 de abril, Quinta-Feira Santa, mais uma edição das Endoenças de Entre-os-Rios, uma celebração com mais de 300 anos de história que atrai anualmente milhares de visitantes. O evento religioso, classificado em 2015 pelo Município de Penafiel como Património Cultural Imaterial, é considerado um marco de turismo religioso na região.

A programação tem início às 20h00, com a Missa da Ceia do Senhor, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão. Às 21h00, a Procissão do Senhor dos Passos percorrerá as margens do rio, com um espetáculo único de “Barcos de Fogo”, até à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios. Um dos momentos altos será o “Sermão do Encontro”, que encena o encontro simbólico entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores, gesto profundamente enraizado na devoção da comunidade.

Na Sexta-Feira Santa, a celebração prossegue com a Procissão do Enterro do Senhor, que faz o percurso inverso, retornando à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “As Endoenças são um dos momentos mais profundos e singulares da nossa vivência coletiva. Uma tradição que atravessa séculos, mantendo-se viva graças à fé, à dedicação da nossa comunidade e à identidade cultural que nos une.” O autarca destaca ainda que esta celebração não só honra o passado como promove Penafiel como um destino de cultura e fé.

As Endoenças iluminam vários lugares emblemáticos, incluindo Alpendorada, Várzea e Torrão (Marco de Canaveses), o lugar de Entre-os-Rios (Penafiel) e Boure (Castelo de Paiva), que integram o histórico Couto de Entre-os-Rios. Este evento secular preserva a essência da tradição religiosa e cultural da região, convidando a um mergulho na espiritualidade e história.