• Maio 30, 2025

Todos os dias, seis crianças são vítimas de abuso ou violência doméstica em Portugal

Todos os dias, seis crianças são vítimas de abuso ou violência doméstica em Portugal

UNICEF Portugal e INE divulgam relatório alarmante sobre a realidade da infância no país

Lisboa, 30 de maio de 2025 – Todos os dias, em Portugal, são registados três crimes de abuso sexual e três de violência doméstica contra crianças. Este é um dos dados mais preocupantes revelados pelo relatório “A infância em números em Portugal”, apresentado hoje pela UNICEF Portugal em parceria com o Instituto Nacional de Estatística (INE), no âmbito do Dia Mundial da Criança.

O documento traça um retrato atualizado da situação de 1,67 milhões de crianças no país, cruzando indicadores oficiais com a perceção das próprias crianças sobre temas como saúde, educação, habitação, pobreza e alterações climáticas.

Além da violência, o estudo evidencia que uma em cada seis crianças vive em situação de pobreza e uma em cada cinco famílias com filhos enfrenta condições de habitação sobrelotada. Ainda assim, registam-se progressos significativos, como o aumento de 54,5% na frequência do ensino pré-escolar desde 1990 e níveis de cobertura vacinal superiores a 92%.

Contudo, entre 2012 e 2022, registou-se uma quebra de cerca de cinco pontos percentuais na proficiência a matemática e leitura entre os alunos de 15 anos. No que toca às alterações climáticas, 94% das crianças em Portugal são expostas a mais de 4,5 ondas de calor por ano, sendo que dois em cada três jovens demonstram grande preocupação com o futuro do planeta.

Francisca Magano, Diretora de Políticas de Infância e Juventude da UNICEF Portugal, sublinha a importância do estudo: “Cada número representa uma história. Com dados credíveis, conseguimos promover e proteger os direitos da criança, desenvolver respostas mais justas e avaliar os progressos alcançados.”

O relatório surge também como resposta às recomendações do Comité dos Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando a urgência de desenvolver sistemas eficazes de recolha e uso de dados sobre a infância.

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