• Fevereiro 10, 2023

Tens uma ideia para um parque urbano do concelho?

Tens uma ideia para um parque urbano do concelho?

As candidaturas ao OPJ de Paredes decorrem até final de março.

Nesta edição do Orçamento Participativo Jovem de Paredes, os jovens entre os 15 e os 30 anos são desafiados a propor um projeto para os parques urbanos do concelho. As candidaturas abriram no dia 30 de janeiro e prolongam-se até final de março.

A sessão de apresentação do OPJ de Paredes, que decorreu na Junta de Freguesia de Rebordosa, pretendeu ainda assinalar o Dia Nacional da Participação, comemorado a 27 de janeiro. Convidados para a iniciativa, Norberto Ribeiro, investigador da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e José Rui Sousa, do Centro Europe Direct da Área Metropolitana do Porto, intervieram sobre a temática da participação.

“A participação é essencial, porque é o que vai definir a nossa sociedade e o que queremos para as nossas comunidades, e vocês podem participar de várias formas, não só através do voto, como os adultos”, disse Norberto Ribeiro, dirigindo-se aos jovens presentes. “Já começam a haver crianças e jovens a participar na sociedade e a ter influência nas políticas implementadas”, acrescentou, dando o exemplo da ativista ambiental sueca, Greta Thunberg, que, apesar de ser criança na altura, influenciou políticas mundiais.

Após um momento de ‘troca de ideias’ e esclarecimentos com alguns alunos do concelho, o investigador, que é natural de Paredes, não se mostrou surpreso com o resultado evidenciado. “Já percebi que há escolas no concelho que trabalham muito esta dimensão da educação política, da consciência crítica, cívica e política dos jovens. Por isso, não me surpreendeu que alguns fizessem este tipo de intervenções e alguns deles provaram que, apesar de jovens, já têm um pensamento bastante estruturado sobre as coisas”, referiu, considerando que as crianças e jovens são “cidadãos do aqui e agora.”

A reportagem completa na edição de 9 de fevereiro de 2022