Taça da Europa de Patinagem Artística vai trazer a Paredes 200 atletas de 12 países

Publicado em Publicado por: O Paredense

Paredes vai receber, entre 31 de outubro e 6 de novembro, a Taça da Europa de Patinagem Artística 2021. O evento vai trazer à cidade cerca de 200 atletas oriundos de 12 países europeus. Serão disputadas várias provas nos escalões de infantis, iniciados, cadetes e juvenis.

A prova é organizada pela Federação de Patinagem de Portugal em parceria com o município de Paredes e a Associação Desportiva de Patinagem de Paredes. O protocolo foi assinado esta tarde no salão nobre da autarquia.

A Taça da Europa de Patinagem Artística arranca a 31 de outubro e prolonga-se até 6 de novembro. No primeiro dia serão realizados os sorteios e no dia 1 de novembro terão lugar as primeiras competições. O vereador do desporto acredita que será uma semana em cheio de cor e alegria. “Para nós é uma honra poder receber estes 200 atletas e seus familiares na cidade de Paredes, num espaço que de honra como o pavilhão municipal que vai dignificar a cidade, o concelho e também a modalidade. O Pavilhão municipal precisa de ganhar vida e a aposta em eventos com este de nível internacional são para dar vida à cidade ”, frisou Paulo Silva.

Assinatura do protocolo entre a Federação de Patinagem de Portugal, a câmara de Paredes e a Associação Desportiva de Patinagem de Paredes.

Feliz por integrar a comissão organizadora desta prova, a presidente da Associação Desportiva de Patinagem de Paredes lembrou a criação da associação, que conta com cerca de 70 atletas e dinamiza a modalidade em vários polos espalhados pelo concelho.

“Apesar de sermos um clube com poucos anos de existência já carregamos na nossa história atletas nos vários escalões medalhados ao mais alto nível, com títulos mundiais, europeus, nacionais e distritais. Hoje é um dia feliz e a nossa associação sente-se realizada porque caminhamos para colocar Paredes na rota da patinagem”, sublinhou Célia Rocha, garantindo que a organização está a trabalhar para que este seja um evento de sucesso.

Armando Rodrigues, da Associação de Patinagem do Porto, agradeceu a oportunidade de ter uma prova deste nível na área da associação e em particular em Paredes, onde esteve muitos anos ligado à modalidade.

“A patinagem artística tem dos melhores patinadores. Sou um ex-jogador de hóquei em patins e reconheço isso sem qualquer preconceito. Vocês são lindos e fantásticos”, começou por dizer o presidente da Federação de Patinagem de Portugal.

Luís Cénica destacou depois a importância desta prova que “é a base de todas as provas europeias de patinagem artística e a porta de entrada dos jovens atletas no percurso de alta competição”.

“A nossa seleção Portugal tem vindo a demonstrar um grande potencial em termos de resultados de excelência que nos deixam indicadores positivos para a alta roda da patinagem artística em termos internacionais”, frisou o responsável, destacando também as mais-valias económicas e para a promoção da imagem do concelho além-fronteiras.

“Durante uma semana Paredes vai ser inundado por jovens atletas de qualidade, fás, voluntários e famílias. Temos as sinergias necessárias para garantir um evento de grande qualidade e de prestígio para a FPP, para o nome de Portugal na Europa e para Paredes”.

Além da Taça de Europa de Patinagem Artística, o pavilhão municipal de Paredes terá condições para acolher no futuro outros eventos de grande nível, garantiu o presidente da câmara, Alexandre Almeida, nomeadamente na modalidade de hóquei em patins.

“O desporto não é só futebol. Queremos incentivar à prática de outras modalidades como andebol e a patinagem, que atraem também raparigas para o desporto e aquele pavilhão vai ter condições para receber todo o tipo de eventos”, garantiu o autarca, destacando o investimento realizado pelo município em diversos equipamentos para diversificar a oferta desportiva no concelho.