Sónia Moreira, médica, mãe e escritora

Publicado em Publicado por: O Paredense

Conheça a primeira obra da autora penafidelense

WOW, um Túnel do Tempo?! é o primeiro livro infantil de Sónia Moreira. Mãe de dois meninos, médica de família em Marco de Canaveses, a penafidelense, de Guilhufe, criou, em 2017, o blogue  “A mãe e os 3 Ps”, com o intuito  de publicar informação científica fidedigna, mas também com o objetivo de partilhar experiências adquiridas enquanto mãe e profissional de saúde. Depois, inspirada por alguns temas que abordava nos seus artigos do blogue, surge o  WOW, um Túnel do Tempo?!, que retrata a escola do futuro, no ano de 2050. 

A obra foi apresentada, no dia 2 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Penafiel, e a autora elucidou-nos sobre alguns aspetos da mesma, bem como acerca da possibilidade de um novo livro.

O Paredense (OP) – Muito sucintamente, como foi pensada a sua obra e o que retrata?

Sónia Moreira  (SM)  – O livro “Wow – Um túnel do tempo?!”já foi escrito há muito tempo, há cerca de 3 anos, e foi apenas uma história que inventei, inspirada por alguns temas que escrevia no blogue. Como mãe e médica, preocupa-me muito o uso das tecnologias pelas crianças, sobretudo, pelo meu filho Pedro (agora com 5 anos) e também por parte de muitas crianças com quem lido, nomeadamente utentes, claro. Depois veio a pandemia, “agravou-se” o uso das tecnologias, devido aos sucessivos confinamentos e aí fez mais sentido para mim tentar publicar o livro. Como era muito “verde” no tema, procurei uma ilustradora, tendo acabado por decidir pelo trabalho da Carla Anjos. Foi tudo feito com muita calma, sem qualquer pressa.

Quanto ao tema, o livro é sobre a escola do futuro, no ano de 2050, e a evolução tecnológica associada. Será para melhor?  Será para pior? Nunca saberemos. Mas dei azo à imaginação do que para mim pode ser a evolução tecnológica ao nível da educação e tornei-o num livro infantil para os meus filhos, para os meus amigos e para todos aqueles que queiram fazer essa reflexão com os mais novos!

OP – Apresentar o livro no seu concelho, com a presença de familiares e amigos, teve outro ‘sabor’?

SM – Apresentar o livro na terra onde sou natural e onde ainda vivo foi espetacular. Aliás, a Biblioteca Municipal de Penafiel foi o local onde muitas vezes estudei! Para além de ter gostado da reflexão propriamente dita em torno do livro e da temática que aborda, adorei rever muitos familiares e amigos. Além disso, esta iniciativa permitiu também juntá-los num pequeno convívio que se seguiu. Estou a falar de amigos de escola, de catequese, de vizinhos, familiares de amigos e claro da minha família que me apoia incondicionalmente neste tipo de iniciativas.

A notícia completa na edição de 15 de dezembro de 2022