- Junho 18, 2019
Sobreirense falha título de campeão de divisão

Texto escrito por Cristina Borges.
Na deslocação a Macieira só a vitória interessava ao Sobreirense para acalentar a esperança de se sagrar campeão de divisão. Depois de, na penúltima jornada, ter perdido o primeiro lugar da classificação para o Ferreira, a equipa de Paredes estava obrigada a vencer o conjunto lousadense para conquistar o objetivo.
Os visitantes tentaram transpor essa esperança para dentro de campo e entraram bem no encontro. A equipa visitante criou duas oportunidades claras para se adiantar no marcador, mas a falta de eficácia impediu o Sobreirense de marcar. O Macieira aproveitou e colocou-se com o golo de Hugo Costa.
Ainda antes do intervalo, os homens da Sobreira enviaram uma bola ao poste, mas não conseguiram evitar a derrota até ao período de descanso.
Na segunda parte, a equipa de Renato Guimarães mostrava sinais de querer alterar o resultado, mas voltou a expor-se, permitindo ao Macieira dilatar a vantagem por intermédio de Rui Pereira.
A perder por 2 – 0 e sabendo do resultado do Ferreira, o Sobreirense foi “obrigado a tudo” para alcançar o título de campeão de divisão. A equipa visitante aplicou-se no ataque, criando inúmeras oportunidades, que conseguiu concretizar. Iuri marcou o primeiro aos 65 minutos, Miguel empatou a partida aos 72. A partir daí, o conjunto de Paredes já só pensava na vitória que daria o título de campeão, mas as esperanças “caíram por terra” no último lance do encontro. Beneficiando de um lance de canto, o Sobreirense colocou toda a equipa na área adversária e sem conseguir ganhar a posse de bola, Pedro recuperou o esférico e, sem oposição, estabeleceu o 3 – 2 final.
Renato Guimarães: “Por vezes a emoção sobrepõe-se à razão”
No final da partida, a tristeza era notória no rosto do treinador que não escondia a mágoa sentida no balneário: “Neste último jogo do play-off de apuramento de campeão, tudo tentamos para conquistar a vitória. Foi o jogo que mais oportunidades criámos para marcar e conquistar uma vitória por números expressivos, mas, por ironia do destino, não o conseguimos quer por falta de eficácia da minha equipa, quer pelas inúmeras bolas que bateram nos postes da baliza adversária. Este resultado impediu-nos de nos sagrarmos campeões de divisão, mas tenho a certeza de que tudo fizemos para conquistar tal feito.”
Um jogo em que o caráter emocional não foi posto de parte, caraterística compreensível para o técnico sobreirense: “Foi um jogo muito emocional, pois era uma partida em que podíamos alcançar mais uma conquista notável para o clube e, quando assim é, por vezes a emoção sobrepõe-se à razão.”
Apesar do desfecho, o treinador da equipa principal do Sobreirense garante: “Foi uma época notável para este plantel pois conseguimos potenciar a equipa sénior com um nível exibicional interessante e colocá-la na rota das conquistas.”
Sobre a próxima época, Renato Guimarães admite: “Terminada a época, chega ao fim o meu ciclo como treinador da equipa sénior do I.S.C.Sobreirense. Tive muito orgulho em ser parte ativa neste projeto e no crescimento do clube. Vou aproveitar a pausa para descansar e reunir forças para abraçar novos projetos e futuras conquistas.”