Rota do Românico lança programa de atividades para alunos

Publicado em Publicado por: O Paredense

A Rota do Românico programou um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas em contexto educativo, que decorrem ao longo do ano letivo, direcionadas para os alunos dos concelhos da região.

São mais de uma dezena de iniciativas um concurso escolar de tradições populares, tertúlias, oficinas criativas, pedipaper e hora do conto.

As atividades podem ser frequentadas pelos alunos que frequentem todos os graus de ensino, desde o pré-escolar ao ensino superior. O serviço educativo pretende assumir-se como um “instrumento fundamental para a construção de um amplo projeto de educação patrimonial, capaz de difundir e valorizar o extenso legado histórico deste território”, refere a Rota do Românico.

O envolvimento da comunidade é importante para “reforçar o interesse pela história e pelo património local”, promover “orgulho pelo passado” e “contribui para o desenvolvimento de novos saberes e competências”, refere a mesma fonte.

As atividades são gratuitas e decorrem durante o ano letivo, para os estabelecimentos de ensino publico do território da Rota do Românico.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção abrangem “a investigação científica, a disseminação de conhecimento, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística”.