- Março 13, 2025
Roadshow para a Digitalização do Norte chega a Paredes

O projeto Acelerar o Norte continua a percorrer a região, sensibilizando e capacitando os empresários para a transição digital.
A Biblioteca Municipal de Paredes recebe, a 18 de março, uma nova sessão do roadshow aelerar o Norte, promovida pela AHRESP, em colaboração com a CCP, AEP e ACEPI.
O evento tem como objetivo demonstrar que a digitalização é acessível a todos os tipos de negócios, independentemente da sua dimensão. O programa inclui a apresentação do projeto Acelerar o Norte e testemunhos de empresários que já investiram na digitalização, colhendo frutos dessa transição.
De acordo com o Estudo da Economia Digital em Portugal, realizado pela ACEPI, em parceria com o .PT e a IDC, o acesso à internet tem aumentado continuamente desde 2010. Atualmente, 86% dos portugueses utilizam a internet diariamente, sendo os smartphones o principal meio de acesso. Além disso, 55% dos consumidores fazem compras online, destacando-se categorias como roupa, calçado e acessórios, bem como refeições take away e alojamento em serviços turísticos.
Programa do Evento (Biblioteca Municipal de Paredes)
- 15h00 – Boas-vindasHumberto Araújo (Gestor de Transição Digital da Aceleradora de Comércio Digital Porto Baixa)Beatriz Meireles (Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Paredes)
- 15h15 – Apresentação do Projeto Acelerar o NorteFrancisco Salgueirinho Moreira (Gestor Territorial e de Capacitação do Projeto)
- 15h30 – Transição Digital e Canais de VendasElisabete Parodi (Especialista na área digital)
- 16h10 – O meu negócio: digitalizar rima com ganharJúnior Pereira (Gerente do Forno da Portela)Jéssica Nadais (Gerente da Traditional Cakes)Daniel Moreira (Responsável da MOODY – Coffee & Brunch)Moderadora: Elisabete Parodi
- 16h40 – E a seguir, qual o caminho? Perguntas e respostasFrancisco Salgueirinho Moreira
- 17h00 – EncerramentoAlexandre Almeida (Presidente da Câmara Municipal de Paredes)*(Presença a confirmar)
Sobre o Acelerar o Norte
Criado por um consórcio entre CCP, AEP, AHRESP e ACEPI, o Acelerar o Norte pretende capacitar mais de 50 mil empresários e colaboradores dos setores do comércio, serviços pessoais e restauração em toda a região Norte de Portugal. Com um investimento de 19 milhões de euros e um horizonte de dois anos, o projeto visa aumentar a competitividade económica e projetar a região para um futuro digital.
A iniciativa contempla a criação de 16 Aceleradoras de Comércio Digital e oferece apoio gratuito para avaliar a maturidade digital dos negócios, elaborar planos de transição digital e disponibilizar vouchers de até 2 mil euros para serviços digitais.
O projeto é financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência e do NextGenerationEU.