• Novembro 2, 2023

Rede Nacional de Turismo Industrial já conta com quatro parceiros do concelho

Rede Nacional de Turismo Industrial já conta com quatro parceiros do concelho

Autarca lembrou que mais se juntarão ao projeto.

A Câmara Municipal de Paredes e o Turismo do Porto e Norte de Portugal procederam, na quinta-feira, dia 26, à assinatura dos acordos de adesão à Rede Nacional de Turismo Industrial. O Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário (CFPIMM) e as empresas Fenabel, Móveis Fialho e Gicamob, Lda. / Wewood são, assim, os primeiros quatro parceiros do concelho a aderirem à Rede.

Alexandre Almeida, edil municipal de Paredes, começou por afirmar tratar-se de uma ação de “promoção do território”, já que o objetivo é atrair pessoas para visitar essas empresas. “Queremos cada vez mais dar a conhecer Paredes, cada vez mais fazer com que mais pessoas venham ao concelho e podemos fazê-lo de várias formas”, acrescentou, esclarecendo que “o turismo industrial é mais uma delas”.

Nesse sentido, salientou, facilita o facto de haver grandes empresas para visitar no concelho. A ideia é que o Museu do Mobiliário, que irá surgir no Mosteiro de Vilela, seja o ponto de partida desse percurso, frisou.

Além disso, está a ser pensado um Parque Temático da Madeira, onde, por exemplo, os mais novos podem descobrir de forma didática os vários tipos de madeira, bem como visualizar cada um deles.

Para fomentar a riqueza existente nas várias igrejas e nos mosteiros, como é caso o de Cete, Alexandre Almeida disse estar também a ser equacionado um Museu de Arte Sacra.

No final da sessão, questionado se está prevista a integração de novos parceiros na Rede Nacional de Turismo Industrial , o autarca sustentou que o pretendido é que haja um leque maior de empresas em torno do projeto.

“Não tenho dúvidas nenhumas de que outras se vão juntar e até de várias zonas industriais, o que para nós também é importante. Temos empresas com um potencial enorme e com condições excelentes para serem uma mostra do mobiliário”, argumentou.

Por sua vez, o presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, referiu: “A entrada destas empresas representa mais um reforço que vem enriquecer o nosso portefólio”.

“Temos registado um crescimento muito interessante nos mercados do norte da Europa, que são muito familiarizados com design e mobiliário. Por isso, estou certo de que quando souberem desta oferta fará parte também dos seus itinerários poderem deslocar-se até cá para visitarem estas indústrias”, considerou, dizendo que “a cereja em cima do bolo será, de facto, o Museu do Mobiliário, que vai justificar ainda mais uma vinda a Paredes”.

Refira-se que durante a tarde de quinta-feira teve lugar a visita de familiarização, capacitação e networking entre os parceiros do Porto e Norte de Portugal que integram a Rede Nacional do Turismo Industrial.

De acordo com a autarquia, a iniciativa serviu para partilha de boas práticas, através de visitas e análise in loco de casos práticos de sucesso, favorecendo o cruzamento de saberes e de práticas em estreita ligação com profissionais ligados ao setor numa perspetiva de partilha de boas práticas entre todos os parceiros do Porto e Norte de Portugal, que integram a Rede Nacional do Turismo Industrial.

A sessão de apresentação do projeto e de adesão contou com a presença de Mário Leite, CEO da Fenabel, do artesão Manuel Fernandes, dos Móveis Fialho, do representante da Gicamob,Lda./Wewood, Hugo Ferro, e do representante do CFPIMM, Fernando Canário.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Elias Barros, a vereadora do Turismo, Beatriz Meireles, e os diversos municípios pertencentes à rede acompanharam, também, a ação.