• Maio 16, 2025

Rally de Portugal: Ott Tänak lidera após jornada exigente no centro do país. WRC regressa este sábado à região do Tâmega e Sousa

Rally de Portugal: Ott Tänak lidera após jornada exigente no centro do país. WRC regressa este sábado à região do Tâmega e Sousa

Chegou ao fim a primeira etapa do Rally de Portugal, com os pilotos a enfrentarem um dos dias mais exigentes desta edição do WRC, percorrendo centenas de quilómetros através do centro do país.

Ott Tänak está na frente do Rally de Portugal após um sábado exigente nas estradas do centro do país. O piloto estónio, navegado por Martin Järveoja (Hyundai I20 N Rally1), demonstrou consistência e velocidade ao longo das especiais, terminando o dia com uma vantagem de sete segundos sobre Sébastien Ogier – Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1).

A dupla Tänak–Järveoja brilhou especialmente na PEC11 (Águeda/Sever – 15,08 km), onde assinou o melhor tempo com 15:26.5, consolidando a sua posição na liderança. Ogier manteve a pressão e fechou a etapa em segundo na geral. Takamoto Katsuta – Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) ocupam o terceiro lugar, a 27,1 segundos do líder.

O top 5 da geral é completado por Kalle Rovanperä – Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), seguidos de Thierry Neuville – Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 N Rally1), ambos ainda com margem para lutar pelos lugares cimeiros

Apesar da dureza do percurso desta jornada, a taxa de desistências revelou-se surpreendentemente baixa, evidenciando a fiabilidade das viaturas e a elevada qualidade da condução demonstrada ao longo do dia. Um dos que ficou apeado foi o francês Adrien Fourmaux. O piloto danificou a suspensão dianteira do seu i20 a 7,5 quilómetros do fim. O carro ficou parado no meio da estrada e a equipa não conseguiu retirá-lo.

No final do dia, Tänak destacou a dificuldade das etapas e queixou-se do cansaço.

  • Ott Tänak: “Foi exigente, especialmente a segunda. Não conseguíamos encontrar o ponto ideal e tivemos algumas dificuldades. Mas as duas últimas foram etapas limpas.”
  • -Kalle Rovanperä “Foi uma das etapas mais escorregadias do dia. Um dia muito longo, talvez demasiado — estivemos 14 horas no carro e amanhã levantamo-nos às 5 da manhã. Podemos fazê-lo, mas é uma questão de segurança. Todos estarão muito cansados durante o fim de semana. Estou feliz por ter terminado.”

O Rally regressa amanhã, sábado, a Amarante.