• Maio 17, 2025

Rally de Portugal: Ogier assume comando em Amarante após falha técnica de Tänak

Rally de Portugal: Ogier assume comando em Amarante após falha técnica de Tänak

Sébastien Ogier é o novo comandante do Rally de Portugal, numa jornada marcada por reviravoltas emocionantes e um golpe de teatro em plena serra de Amarante. A 17.ª Prova Especial de Classificação (PEC), com 22,10 quilómetros, revelou-se decisiva para as contas da geral, com o francês da Toyota a beneficiar de um problema técnico no carro de Ott Tänak para ascender ao topo da tabela.

Tänak e o seu navegador Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) perderam 45,6 segundos, alegadamente devido a uma avaria na direção assistida. O estónio, que liderava até então e imprimia um ritmo forte, viu-se forçado a ceder a liderança da prova.

Ogier, acompanhado por Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), apesar de ter sido o segundo mais rápido neste troço, conseguiu capitalizar o infortúnio do rival para assumir a liderança da classificação geral. A dupla Kalle Rovanperä – Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) foi a mais rápida na PEC 17, com um tempo de 14m35,8s, enquanto Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) fecharam o top 3.

Na geral, Ogier lidera agora com 26 segundos de vantagem sobre Rovanperä, enquanto Tänak caiu para o terceiro lugar, a 28,1 segundos do francês.

Segue-se agora  Super Especial de Lousada para terminar o 2.º dia do Rally de Portugal.