• Fevereiro 9, 2022

Rádio Popular – Paredes – Boavista apresenta plantel de 10 ciclistas para época 2022

Rádio Popular – Paredes – Boavista apresenta plantel de 10 ciclistas para época 2022

A equipa de ciclismo profissional RádioPopular – Paredes – Boavista apresenta esta sexta-feira, 11 de fevereiro, às 18h30, no multiusos de Paredes, o plantel de ciclistas para a época 2022.

“O grupo composto por 10 ciclistas vai lutar por um lugar no pódio das diversas competições em que está previsto participar”, refere a autarquia em comunicado.

A nova época arranca já no domingo, 13 de fevereiro, com a Taça de Portugal Jogos Santa Casa, que se disputa entre Cortegaça e Águeda. Segue-se no dia 16 de fevereiro a 48.ª Volta ao Algarve.

À Rádio Popular – Boavista juntou-se, como patrocinador, o Município de Paredes, “território com paixão e grandes tradições no ciclismo, terra de grandes ciclistas, desde Ribeiro da Silva, a Cândido Barbosa, entre outros nomes”, sublinha o presidente da câmara, Alexandre Almeida.

“Queremos promover, cada vez mais, esta modalidade no concelho”, salienta o autarca, destacando que esta parceria representa uma estratégia bem delineada para “dar mais visibilidade a Paredes, através do desporto, nomeadamente do ciclismo”.

Além de “celebrar vitórias” o município quer “promover a modalidade e o desporto jovem e mostrar as potencialidades do concelho, que tem uma forte indústria ligada ao mobiliário, concentrado mais de 60% das empresas exportadoras do setor”, refere Alexandre Almeida.

Competir ao mais alto nível, em Portugal e além-fronteiras, é a grande aposta para a época 2022 da equipa liderada por José Santos, que vai trabalhar para fazer história nas diversas provas com especial destaque para a Volta a Portugal.

A equipa de ciclismo profissional do Boavista é uma das mais antigas do pelotão internacional, com uma prática ininterrupta de 40 anos de atividade. 

Ao longo da sua existência, participou em algumas das provas mais icónicas do ciclismo mundial, como a Vuelta a Espanha, Dauphiné Liberé, 4 Dias de Dunquerque, Volta a Polónia, Volta ao Luxemburgo, Vuelta a Guatemala, alargando, ainda, a sua internacionalização a países como a Austrália, onde participou no Sun Herald Tour, tendo pedalado também na Argentina, no Tour de S. Juan,  no México, no Tour de  Chihuahua, e na Volta ao Brasil. Participou ainda no Tour de L ́Avenir, onde venceu por equipas. 

Venceu duas vezes a Volta a Portugal a nível individual e outras tantas a nível coletivo, e conquistou ainda Prémios como o JN, O Jogo, Volta do Futuro, Torres Vedras, Volta ao Alentejo e Algarve, para além de inúmeros títulos nacionais. 

Pelas diversas equipas do Boavista passaram mais de 300 ciclistas, incluindo alguns de reconhecido mérito nacional, como Joaquim Gomes, Rui Sousa, Delmino Pereira, José Azevedo, Manuel Zeferino e Alexandre Ruas.