- Dezembro 14, 2023
Quatro escolas do concelho vão ser requalificadas
Ministra da Coesão Territorial esteve em Paredes na apresentação dos projetos.
O município de Paredes apresentou, no dia 6 de dezembro, os projetos de requalificação de quatro escolas do concelho, num valor global de mais de 16 milhões de euros. A cerimónia, que decorreu na Escola Básica e Secundária de Sobreira, foi presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
“Quero, sobretudo, saudar o município, o sr. presidente e a sua equipa porque estão a aproveitar uma oportunidade que é única”, começou por afirmar Ana Abrunhosa. “Estamos a falar de quatro escolas que representam um investimento de mais de 16 milhões de euros, financiados totalmente”, acrescentou.
Apesar de os edifícios serem um meio, condicionam muito as condições de trabalho, analisou. Por isso, estes investimentos “não são remendos, são verdadeiros investimentos que vão transformar as condições de ensino, de aprendizagem e de vivência, porque as escolas são, sobretudo, espaços de comunidade”, defendeu, dizendo acreditar que o maior “elevador social” é a educação.
Coube ao presidente da autarquia, Alexandre Almeida, a apresentação das principais intervenções a ser realizadas na Escola Básica e Secundária de Sobreira, na Escola Básica e Secundária de Paredes, na Escola Básica e Secundária de Vilela e na Escola Básica Daniel Faria – Baltar. Refira-se que o valor de investimento em cada uma destas quatro escolas ronda os 3 milhões e oitocentos mil euros.
As intervenções a levar a efeito são ao nível das fachadas, das caixilharias, a substituição total das redes técnicas, WC, com criação de WC de deficientes, remodelação das paredes, pavimentos e tetos, das salas de aula e corredores de acesso, colocação de sistemas de ar condicionado e ventilação e colocação de fontes de energia renovável – painéis solares.
“Os projetos de execução estão feitos e revistos, aguardamos que sejam abertos brevemente os avisos, para que possamos submeter as candidaturas, para depois avançarmos com os procedimentos”, defendeu.
De acordo com a autarquia, o financiamento dos projetos de requalificação está garantido a 100% através de fundos do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e do Banco Europeu de Investimento.
A cerimónia contou, ainda, com a presença dos vereadores Paulo Silva, Francisco Leal, Beatriz Meireles, Tânia Ribeiro e Renato Almeida, do vice-presidente da CCDR-N, Beraldino Pinto, dos presidentes das Juntas de Freguesia de Sobreira e Aguiar de Sousa, João Gonçalves e Fernando Santos, respetivamente, do secretário da Junta de Freguesia de Recarei, Rui Lobo, do diretor do Agrupamento de Escolas de Sobreira, Pedro Silva, e dos representantes dos restantes Agrupamentos escolares do concelho, bem como associações de pais.