PS lidera câmaras na região

Publicado em Publicado por: O Paredense

Nas eleições autárquicas de 26 de setembro, o Partido Socialista triunfou na maioria das câmaras da região. No concelho de Lousada, Pedro Machado foi reeleito com 58,78% dos votos para cumprir o terceiro mandato, alcançando mais um vereador que em 2017 (passa a ter cinco).

Em Paços de Ferreira, Humberto Brito vai cumprir o terceiro mandato, mas perdeu votos face a 2017 (passou dos 64,76% para 55,78%) e um lugar na vereação.

O PS conquistou ainda as câmaras de Baião, Resende, Cinfães, Marco de Canaveses e Felgueiras, onde venceu a coligação Sim, Acredita! (Livre e PS).

Em Penafiel, Antonino de Sousa, da coligação Penafiel Quer (PSD-CDS-PP), saiu vitorioso com 60.51% dos votos e em Amarante José Luís Gaspar, pela coligação Afirmar Amarante (PSD-CDS-PP), venceu com 52,37% dos votos.

Em Castelo de Paiva houve mudanças, com José Rocha a vencer as eleições com 40,04% dos votos, conquistando para o PSD uma câmara que até aqui era socialista.

Em Valongo, José Manuel Ribeiro foi reeleito pelo PS para o terceiro e último mandato. Embora tenha perdido votação face a 2017, os socialistas conseguiram manter os seis mandatos na vereação, contra três do PSD (coligados com o CDS-PP).