- Julho 17, 2025
PJ apreende mais de 200 quilos de cocaína ocultos em areia para gatos e detém dois suspeitos
A Polícia Judiciária (PJ) realizou uma operação de grande impacto, que culminou na apreensão de cerca de 800 quilos de areia para gatos impregnada com mais de 200 quilos de cocaína. A intervenção, que decorreu esta quarta-feira na região de Leiria, resultou ainda na detenção de dois homens, suspeitos de integrar uma rede internacional de tráfico de droga.
A investigação teve início em abril e contou com a estreita colaboração das autoridades aduaneiras espanholas. O foco recaiu sobre uma empresa sediada em Gondomar, envolvida na importação de mais de 25 toneladas de areia sanitária para gatos provenientes do Brasil.
Embora a mercadoria estivesse destinada ao desalfandegamento no terminal do Freixieiro, em Matosinhos, foi descarregada no porto de Vigo, onde exames realizados pela polícia local revelaram vestígios de cocaína em alguns dos sacos testados.
Após monitorização conjunta entre a PJ – através da Diretoria do Norte – e os serviços aduaneiros de Espanha, o contentor acabou por ser descarregado num armazém localizado no Bombarral. A ação permitiu a detenção, em flagrante delito, de dois indivíduos tidos como os destinatários da carga.
Segundo a PJ, o método sofisticado de ocultação exige um processo de filtragem especializado, razão pela qual o Laboratório de Polícia Científica irá determinar com precisão a quantidade de droga contida na areia. Contudo, os resultados preliminares apontam para um total superior a 200 quilos de cocaína.
Os detidos, com idades de 48 e 50 anos, incluem um cidadão residente em Oeiras com um extenso histórico criminal. Ambos serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto para primeiro interrogatório e definição das medidas de coação a aplicar