• Abril 6, 2024

Penafiel assinala os 50 anos da Revolução dos Cravos com vasto programa cultural

Penafiel assinala os 50 anos da Revolução dos Cravos com vasto programa cultural

Arte, literatura, música, documentário e seminário vão ocupar o calendário municipal de Abril.

O município de Penafiel vai promover, ao longo do mês de abril, diversas iniciativas, que pretendem recordar o dia em que o povo português se fez ouvir e conquistou a sua liberdade, celebrando assim os 50 anos deste marco histórico, avança a autarquia.

Citada em nota, a vereadora da Cultura da Câmara de Penafiel, Daniela Oliveira, considerou que “celebrar Abril é recordar a audácia, bravura e coragem dos nossos militares de Abril e de todo o povo português”.“É celebrar a conquista da liberdade e da democracia. É, sobretudo, passar os valores de Abril às novas gerações e não as deixar esquecer que a sociedade livre e desenvolvida em que vivem hoje é talvez a maior herança que a Revolução dos Cravos nos deixou”, acrescentou.

O destaque do programa vai, desde logo, para o dia 25 de Abril, com a sessão solene comemorativa da data, a acontecer no Museu Municipal, pelas 17h30. Mais cedo, às 16h30, no mesmo local, vai ser inaugurada a exposição “Celebrar Abril, Sempre!”.

Mas a programação inicia-se já na próxima semana, pois, de 10 a 30 de abril, vai estar patente, na Divisão dos Assuntos Sociais, Inclusão e Saúde, a exposição “Gritos de Liberdade pelas Crianças de Penafiel: Revolução de Abril de 1974”.

A biblioteca municipal recebe, no dia 12 de abril, pelas 21h00, a apresentação do livro “Amália – Ditadura e Revolução: a História Secreta”, de Miguel Carvalho, e, no dia 17, às 14h30, a apresentação do livro “Há Cravos Felizes”, de Cidália Fernandes.

A 20 de abril, data em que se comemora também o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Castro do Monte Mozinho acolhe, às 15h, a “Oficina de Grafitos”, destinada a maiores de 3 anos, às 16h00, a inauguração da exposição “A Cidade Morta (Com) Vida”, seguida por uma visita orientada.

A música chega no dia 21, com o concerto “Sons de Abril”, às 16h00, no Museu Municipal. Já a 23 de abril, Dia Mundial do Livro, está marcada a inauguração da exposição “Cultura em Liberdade: 50 Anos de Abril”, na Biblioteca Municipal, pelas 14h30.

No dia seguinte, às 21h30, vai realizar-se o concerto simbólico “Memórias de Abril – 50 Anos”, no Museu Municipal.

O Museu Municipal recebe também, no dia 26 de abril, às 21h30, o concerto “Povo que Cantas Abril”. Por sua vez, a inauguração da exposição “Da Censura da Palavra à Palavra em Liberdade” acontece no dia 27, às 11h00, na Biblioteca Municipal. Já às 18h00, o Cinemax recebe a exibição do documentário “As Armas e o Povo”.

O programa fecha no dia 30 de abril, às 9h30, com o Seminário da CPCJ de Penafiel “50 Anos de Democracia e os Direitos das Crianças”, no Museu Municipal. O município informa que todas as iniciativas são de entrada gratuita, mas com lotação limitada.