- Abril 20, 2026
Parque das Serras do Porto celebra 10 anos com reforço da proteção ambiental e cooperação intermunicipal
O Parque das Serras do Porto assinalou esta segunda-feira, 20 de abril, o seu 10.º aniversário, numa sessão comemorativa realizada na Serra das Flores, em Gondomar, destacando uma década de trabalho conjunto entre os municípios de Gondomar, Paredes e Valongo na preservação de cerca de 6.000 hectares de território natural.
Criada formalmente a 18 de abril de 2016, a Associação de Municípios Parque das Serras do Porto nasceu de um projeto de cooperação iniciado em 2014, com o objetivo de promover a gestão integrada das serras dos três concelhos. Em 2017, o território foi classificado como Paisagem Protegida Regional, passando a integrar a Rede Nacional de Áreas Protegidas.
Na sessão comemorativa, o presidente do Conselho Executivo da Associação e da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, destacou o percurso realizado. “O Parque é de todos. Ao longo destes 10 anos o trabalho não foi fácil, mas tem dado resultados”, afirmou, sublinhando o acompanhamento de projetos financiados como o LIFE e o PT 2030.
Também o presidente da Câmara Municipal de Valongo, Paulo Esteves Ferreira, marcou presença na iniciativa, que reuniu autarcas, técnicos e parceiros envolvidos na gestão do território.
Ao longo da última década, o Parque das Serras do Porto tem desenvolvido uma estratégia centrada na conservação da natureza, restauro ecológico e envolvimento da comunidade. Foram intervencionados cerca de 500 hectares em gestão florestal ativa e restaurativa, com a plantação de mais de 110 mil árvores e arbustos autóctones.
O investimento em conhecimento científico e ciência cidadã tem permitido aprofundar o estudo do território, com a identificação de mais de 1.100 espécies e mais de 4.100 registos de biodiversidade, envolvendo escolas, universidades e cidadãos.
Entre os principais projetos destacam-se o LIFE Serras do Porto, com um investimento de cerca de 3,6 milhões de euros, e o Serras do Porto Natura 2030, financiado pelo programa NORTE 2030, no valor aproximado de 1,7 milhões de euros, ambos focados na adaptação às alterações climáticas e na recuperação dos ecossistemas.
A reabilitação dos rios Ferreira e Sousa, o controlo de espécies invasoras e a reflorestação com espécies autóctones têm sido igualmente eixos centrais da intervenção, a par da valorização da economia local através do selo “Produto das Serras do Porto”.
Integrado em mais de 2.500 hectares da Rede Natura 2000, o Parque alberga habitats de elevado valor ecológico, incluindo espécies como a salamandra-lusitânica, símbolo da biodiversidade local.
Para além da vertente ambiental, o projeto tem reforçado o envolvimento cívico e educativo, com iniciativas como o Clube das Escolas e os Encontros com o Parque, resultantes de um processo participativo de planeamento.
Atualmente, o território dispõe de mais de 230 quilómetros de trilhos, distribuídos por 24 percursos e 48 pontos de interesse, promovendo o contacto sustentável com a natureza.
Dez anos após a sua criação, o Parque das Serras do Porto afirma-se como um exemplo de cooperação intermunicipal e gestão ambiental integrada, com novos investimentos previstos para reforçar a preservação e valorização do território.
