- Março 10, 2022
Paredes vai ter festival para celebrar artes da madeira
Foi apresentado no salão nobre do município, esta quarta-feira, 9 de março, o Festival de Artes em Madeira de Paredes que vai celebrar um elemento essencial que faz parte da identidade de Paredes, homenageando as profissões ligadas à madeira e perpetuando as memórias, as artes e o saber-fazer dos profissionais
“O projeto pretende celebrar a história, o património e as profissões destes ‘mestres da arte do mobiliário’ através de uma programação cultural diversificada”, frisou a vereadora da cultura, Beatriz Meireles.
A primeira edição vai contar com várias iniciativas de cariz cultural e turístico, a decorrer ao longo deste ano, incluindo a apresentação de um livro e várias experiências culturais e turísticas, serviços educativos, etc. O “evento ancora” será uma bienal, que irá decorrer de 24 de setembro a 9 de outubro, na Casa da Cultura de Paredes.
Segundo o presidente da câmara, o evento visa promover a indústria do mobiliário através da cultura e da arte, contemplando workshops, peças de teatro e outras iniciativas em que artistas e artesãos serão convidados a participar.
O festival faz parte de uma estratégia abrangente de “promoção da marca Paredes”, frisou Alexandre Almeida,estando ligado a outros projetos já anunciados pelo município, como o Museu do Mobiliário que vai nascer no Mosteiro de Vilela, e o projeto “A vida à porta”, desenvolvidoem parceria com a Associação de Empresas e os agrupamentos de escolascom o objetivo deaproximar as novas gerações da indústria.
“Com este festival queremos chamar a atenção para as artes em torno desta indústria e fazer com que os alunos que estão neste momento a visitar as empresas sintam orgulho nelas. Se temos falta de mão de obra queremos que essas pessoas fiquem cá a trabalhar”, frisou.