Paredes vai receber financiamento até 1,8 milhões para reabilitar Rio Ferreira, em Lordelo

Publicado em Publicado por: O Paredense

A câmara municipal de Paredes assinou hoje, em Coimbra, um protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para investir na recuperação do rio Ferreira, em Lordelo.

O Protocolo de Reabilitação e Valorização do Rio Ferreira foi assinado no âmbito do programa REACT, entre a Agência Portuguesa do Ambiente e o município de Paredes.

“No âmbito deste acordo, o Município vai receber um financiamento até 1,8 milhões de euros para a realização de Obras de Recuperação do Rio Ferreira e de Reabilitação e Valorização da Zona Envolvente no Parque do Rio Ferreira”, anunciou a autarquia.

Na cerimónia estiveram presentes o Primeiro-ministro, António Costa, e o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes.

“No caso dos protocolos assinados na sessão, são 50 milhões, para melhorar a qualidade de 50 massas de água, em 55 municípios através da estabilização das margens usando engenharia natural, de reabilitação de infraestruturas, da contenção de espécies invasoras, da criação de espaços de inundação natural e do desassoreamento”, lê-se na página do Governo.

O REACT tem de estar totalmente executado até final de 2023 e é apontado pelo Primeiro-ministro como “o pré-aquecimento do Plano de Recuperação e Resiliência, cujo sucesso dependente também de sermos capazes de estabelecer as parcerias que asseguram a sua execução desconcentrada e descentralizada”, afirmou.