• Março 25, 2023

Paredes registou um aumento da limpeza de terrenos e menos incêndios rurais em 2022

Paredes registou um aumento da limpeza de terrenos e menos incêndios rurais em 2022

Balanço da Proteção Civil Municipal foi realizado no dia 14 de março.

As freguesias do concelho de Paredes mais afetadas, em 2022, pelos incêndios florestais foram Recarei, Sobreira, Rebordosa e Aguiar de Sousa. Ao todo, arderam 359,10 hectares de terreno e foram registadas 215 ocorrências.

O balanço foi feito, no dia 14 de março, pela Comissão Municipal de Proteção Civil de Paredes, numa reunião que envolveu vereadores, comandantes das corporações de bombeiros, delegação da Cruz Vermelha, representante das juntas de freguesia, coordenador municipal de Proteção Civil, GNR, entre outros.

O vereador da Proteção Civil, Francisco Leal, citado em nota de imprensa, destacou o trabalho de equipa “na prevenção dos incêndios rurais”, que resultou “numa diferença de 112 ocorrências, face a 2021”. Evidenciando “o aumento do número de limpezas de terrenos”, o autarca explicou ainda que “esta prevenção passou, essencialmente, pela limpeza de terrenos públicos e processos de notificação de privados, beneficiação de caminhos e pontos de água, e através da sensibilização da população para a problemática dos incêndios”.

Nesse sentido, refere o mesmo documento, o “Serviço Municipal da Proteção Civil atuou em diversos níveis, desde a avaliação e análise meteorológica, uso de fogo técnico, disponibilização de maquinaria pesada, combustível e abastecimento, colaboração nas ações de rescaldo e vigilância pós incêndio e identificação/localização de pontos de água”.

Nesta sessão, foram ainda revelados os vários tipos de ocorrências registadas ao longo do ano, bem como o apoio aos Agentes de Proteção Civil. Uma vez que 2022 foi “um ano de seca, tempo quente e falta de água”, o município também ativou equipas para “responder à falta de água em algumas freguesias”, em parceria com diversas entidades e corporações de bombeiros, garantindo, assim, o “abastecimento de água ao domicílio, através de cisternas”. Além disso, no final do ano, foram as cheias e as inundações o foco da Proteção Civil Municipal que teve de contabilizar os estragos, sinalizar ocorrências, realojar vítimas e implementar medidas preventivas.

Neste encontro foi também abordada a preparação das ações de prevenção para a época de incêndios do verão 2023 e apresentadas as principais atividades previstas para este ano, destacando-se o Dia Municipal do Bombeiro, a realizar no dia 10 de junho, em Cete, e a preparação das “Jornadas Mundiais da Juventude”, evento que irá trazer a Paredes, de 26 a 30 de julho, cerca de 2500 jovens para a realização de “Pré-Jornadas”.