Paredes com recolher obrigatório e restrições de horário no comércio e restauração

Publicado em Publicado por: O Paredense

Há 43 concelhos do país em risco elevado por terem registado duas semanas seguidas mais de 120 casos por 100 mil habitantes. Desta lista fazem parte dois concelhos da região, Paredes e Lousada.

O anúncio foi feito esta quinta-feira, 15 julho, pela Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Nestes concelhos o teletrabalho volta a ser obrigatório (quando as funções o permitam), estando também limitada a circulação na via pública a partir das 23 horas.

Os restaurantes, cafés e pastelarias só podem funcionar até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo), passando a ser necessário apresentar um teste à Covid-19 negativo ou Certificado Digital à entrada de restaurantes e empreendimentos turísticos.

Os espetáculos culturais ficam sujeitos aos mesmos horários da restauração e o comércio a retalho passa a funcionar até às 21horas.

Há ainda 30 concelhos em situação de alerta, entre eles Penafiel e Paços de Ferreira, e 47 concelhos em risco muito elevado (duas vezes seguidas 240 casos por 100 mil habitantes).

O Governo deverá anunciar um novo rol de medidas após a reunião no Infarmed agendada para 27 de julho, disse a ministra da Presidência.

Concelhos de Risco Elevado

Alcobaça, Alenquer, Arouca, Arraiolos, Azambuja, Barcelos, Batalha, Bombarral, Braga, Cantanhede, Cartaxo, Castro Marim, Chaves, Coimbra, Constância, Espinho, Figueira da Foz, Gondomar, Guimarães, Leiria, Lousada, Maia, Monchique, Montemor-o-Novo, Óbidos, Paredes, Paredes de Coura, Pedrógão Grande, Porto de Mós, Póvoa de Varzim, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Santiago do Cacém, Tavira, Torres Vedras, Trancoso, Trofa, Valongo, Viana do Alentejo, Vila do Bispo, Vila Nova de Famalicão, Vila Real de Sto António.

Medidas

-Teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam;

-Restaurantes, cafés e pastelarias até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo)

-Espetáculos culturais com os mesmos horários da restauração

-Comércio a retalho até às 21h

-Limitação da circulação na via pública a partir das 23h nos concelhos de risco elevado e muito elevado