Paredes recebe “Primeira Clássica Ribeiro da Silva” em agosto

Publicado em Publicado por: O Paredense
Foto: CM Paredes.

Paredes vai receber a 8 de agosto a primeira edição da “Clássica Ribeiro da Silva”, prova de ciclismo de Sub-23, com partida na cidade de Paredes e chegada em Lordelo, junto à estátua do Ribeiro da Silva, um dos melhores ciclistas portugueses de sempre.

O protocolo de colaboração entre o Município de Paredes e a Federação Portuguesa de Ciclismo foi assinado hoje, pelo presidente da câmara, Alexandre Almeida, e o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, na presença dos vereadores Paulo Silva e Elias Barros e do vice-presidente da FPC, Luís Ribeiro.

A prova destina-se às categorias de esperanças – juniores e sub-23 e vai passar por todo o concelho.

Em nota de imprensa, a autarquia diz que o evento serve de homenagem “à maior esperança de todos os tempos do ciclismo português, Ribeiro da Silva, ciclista natural de Lordelo, falecido precocemente aos 23 anos, devido a um acidente de viação, em 1958”.

“Paredes, terra de ciclistas e de amantes do ciclismo, com esta prova, presta assim homenagem a Ribeiro da Siva, um nome grande nome do ciclismo nacional”, lê-se na mesma nota. 

Do perfil de José Manuel Ribeiro da Silva destaca-se que “era o grande rival desportivo de Alves Barbosa na década de 1950, tendo conquistado duas edições da Volta a Portugal. Brilhou também nas grandes provas internacionais. Apesar do falecimento tão precoce, já tinha alcançado um quarto lugar final na Volta a Espanha, em 1957, ano em que brilhou nas montanhas da Volta a França, corrida que concluiu na 25.ª posição”, refere a FPC.