- Junho 2, 2022
Paredes recebe evento final do Concurso Aprendizes de Inovação Social
Crianças de Portugal juntam-se em Paredes este sábado, 4 de junho, no evento final do Concurso Aprendizes de Inovação Social, com o apoio do Instituto do Banco Europeu de Investimento.
“Ímanes que captam as beatas do chão e reduzem a poluição das ruas”. Esta é a ideia do Manuel, um dos finalistas da 3.ª edição do Concurso de Ideias Aprendizes de Inovação Social que se vai apresentar este sábado, 4 de junho, na Casa da Cultura de Paredes.
O concurso online está integrado no projeto “Mudar o Mundo”, lançado pela associação IRIS -Incubadora Regional de Inovação Social com o apoio do Instituto do Banco Europeu de Investimento. A iniciativa pretende “desafiar as crianças de todo o país a submeterem as suas ideias criativas para resolver problemas sociais e ambientais graves do mundo, como a poluição, maus-tratos de animais, problemas ambientais, e até problemas de saúde como os piolhos”.
“A melhor forma de envolvermos as crianças nos desafios globais é através da sua capacitação para o empreendedorismo social, a forma de resolvem problemas e negligenciados através ideias criativas”, refere a organização em nota de imprensa.
As 14 crianças finalistas de todo o país, incluindo Açores e Madeira, vão juntar-se este sábado em Paredes, num evento onde vão ser apresentadas as ideias criativas e atribuídos prémios.
O evento decorre pelas 15h30, na Casa da Cultura, sendo promovido pela IRIS, o Instituto BEI, com o apoio da câmara de Paredes, Science4You e Rádio Popular.
O projeto “Mudar o Mundo” já alcançou 2456 participantes e encontra-se a ser desenvolvido no concelho de Paredes junto de 259 crianças e 13 professores, com o apoio do município.