Paredes promove “Noites Negras” de 27 a 31 de outubro

Publicado em Publicado por: O Paredense
Escritor Gonçalo M. Tavares vai dinamizar duas conferências e apresentar o seu livro “O Diabo”. FOTO: Joana Caiano.

O Concelho de Paredes será palco, entre 27 e 31 de outubro, do evento “Noites Negras” com conferências com escritores, apresentação de livros, concursos de ideias, espetáculos em bares, um mercado halloween e um concurso de montras e ainda a divulgação dos vencedores do Prémio Literário António Mendes Moreira.

A Biblioteca Municipal de Paredes será o ponto de encontro das diversas iniciativas, refere a autarquia.

Em destaque nesta iniciativa estará o escritor Gonçalo M. Tavares, que vai dinamizar duas conferências sobre o tema essencial do pensamento “Como Viver?”, um momento de partilha e interação do autor com o público inscrito previamente na iniciativa.

As sessões acontecem no dia 29, das 14h00 às 19h00 e dia 30 das 11h00 às 13h00 e das 14h às 17h00, na Biblioteca Municipal, tendo cinco horas e estando limitadas a 45 participantes. No sábado, pelas 19h00, o autor apresentará o seu livro “O Diabo”, com edição da Bertrand Editora. 

Também no sábado, às 21h30, será divulgado o vencedor do Prémio Literário António Mendes Moreira, concurso literário promovido pela Câmara Municipal de Paredes, seguindo-se a apresentação do livro “Poeira” de Vítor Hugo Moreira.
Na envolvente da Biblioteca Municipal haverá ainda um “Mercadinho de Halloween”, com produtos gastronómicos locais, aberto, no dia 29 das 14h00 às 22h00 e no dia 30 das 11h00 às 17h00.

Das diversas iniciativas que integram a programação das “Noites Negras”, o público escolar pode acompanhar, na quinta-feira, 27, no Pavilhão Multiusos de Astromil (9h00 e 14h00), o bailado “Meia história encaixa”, uma coreografia do “Memorial do Convento” obra de José Saramago e ainda o concurso de ideias “Como ler?”, destinado aos alunos do ensino secundário.

No dia 28, às 15h00, no “Up and Down”, o artista e curador José Rosinhas irá dar a conhecer Livros de Artista. À noite haverá espetáculos pelos bares locais com os vários artistas já selecionados para participarem no concurso de jovens talentos na área da música promovido pelo Município e pela Associação Genoa.


Para as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo de ensino básico, no dia 31, há leitura encenada por Fátima Neto “Malvina, a Bruxa Malvada” de Miguel Borges Silva.
As “Noites Negras” dinamizam ainda o comércio local, através do “Concurso de Montras de Halloween”.

O evento “Noites Negras” é organizado pela Câmara Municipal de Paredes, com o apoio da ASEP – Associação de Empresa de Paredes, do Paredes Integra e da Sociedade Portuguesa de Autores.

Programação e inscrições: https://www.cm-paredes.pt/pages/1938