- Março 7, 2024
Paredes mostrou-se na BTL
“Cadeiras do Papa” e Doce Tremoceiro foram destaque.
Nesta 34.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorreu entre 28 de fevereiro e 3 de março na FIL – Parque das Nações, o município teve em exposição as cadeiras dedicadas ao serviço das cerimónias do Papa Francisco, utilizadas durante a JMJ, apresentou a segunda edição da Bienal das Artes da Madeira de Paredes e promoveu o lançamento e a degustação do Doce Tremoceiro, inspirado no tremoço e na doçaria conventual portuguesa.
O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, marcou presença no certame, acompanhado pelo vice-presidente, Elias Barros, e pelos vereadores Beatriz Meireles e Paulo Silva.
De acordo com o edil municipal, “este vai ser um ano de grandes conquistas para o turismo de Paredes”. Lembrando a marca identitária do concelho, ligada à indústria do mobiliário, Alexandre Almeida salientou tratar-se de “uma estratégia bem definida para promover e dar a conhecer Paredes como um todo atrativo, com potencialidades no turismo industrial, no turismo de natureza, no património e tradições”.
Além disso, estão a ser criadas “condições para que o turismo cresça no nosso território”. Nesse sentido, “temos uma aposta clara em novos equipamentos, como o Auditório e Centro de Congressos, obra que estamos a concluir e que tem abertura prevista para abril”. “Temos, ainda, em curso o Museu do Mobiliário e o Centro de Literacia “Casa-Museu” Daniel Faria, e creio que logo que estejam concluídos vão trazer a breve prazo mais visitantes e turistas a Paredes”, enumerou.
Ainda de acordo com o edil municipal, estão a ser também aproveitadas as dinâmicas e os fluxos turísticos do Porto, da região do Vale do Sousa e do Douro. “No âmbito territorial, temos projetos para potenciar e desenvolver produtos turísticos atrativos na cultura, história e natureza, nomeadamente, com a conservação da natureza e das belas paisagens do sul do concelho e a criação do corredor de observação ecológica na “garganta” e “canhão” da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa”, acrescentou.
Refira-se que na abertura oficial da BTL, no dia 28 de fevereiro, foi apresentada a Bienal das Artes em Madeira de Paredes e o documentário “Artes em Madeira de Paredes”, da autoria do escritor Gonçalo M. Tavares.
No dia seguinte foi dinamizado um ‘showcooking’ do Doce Tremoceiro de Paredes, apresentado pelo município e desenvolvido pelos alunos do Curso Profissional de Cozinha de Pastelaria (ano letivo de 2023/2024) do Agrupamento de Escolas de Paredes.
Já no dia 1 de março, os visitantes puderam experienciar os Jogos de Madeira tradicionais e o dia 2 de março foi reservado ao workshop da arte da talha, dinamizado pelo mestre artesão Manuel Fialho e proprietário da oficina “Fialho”.
No último dia da BTL, 3 de março, Paredes apresentou o “Primavera Festival da Flor”, com o desfile de vestidos e chapéus vencedores da edição do ano passado.