• Abril 17, 2024

Paredes mostra as “Cores do Mundo” pela lente dos fotógrafos da National Geographic

Paredes mostra as “Cores do Mundo” pela lente dos fotógrafos da National Geographic

Segundo a autarquia, pode descobrir as “Cores do Mundo” no Parque José Guilherme, em Paredes, de 20 de abril a 22 de maio, na exposição de rua da Fundação “la Caixa” e do BPI, com a assinatura da National Geographic e apoio do Município de Paredes.

A exposição itinerante reúne 42 imagens captadas pelos fotógrafos da prestigiada National Geographic e pretende mostrar de forma acessível as “Cores do Mundo” a todas as pessoas, avança o município.

Esta mostra apresenta algumas das mais célebres fotografias partilhadas pela National Geographic, da autoria de fotógrafos como Joel Sartore, Steve McCurry, Lynn Johnson ou Jodi Cobb. Assim, através da exposição, o visitante encontra diversidade de cores na essência de cada paisagem, cultura e tradição, um pouco por todo o mundo, desde a Papua Nova Guiné à Índia, passando pela Islândia, República Democrática do Congo, Chile e Estados Unidos da América.

“Levar a cultura a todas as pessoas e redescobrir a cor e a diversidade do mundo que nos rodeia” é o objetivo dos promotores da exposição da Fundação “la Caixa”.

A exposição dedica uma área a cada uma das sete cores selecionadas e, através de blocos de seis fotografias representativas de cada cor e de pequenos textos, aborda o significado dessas cores no mundo, diz o mesmo documento.

A descrição da exposição resume que “no quotidiano das grandes cidades do mundo predominam as cores metálicas, o branco, o preto e o cinzento. No entanto, o nosso mundo é um caleidoscópio. Há décadas que a National Geographic nos oferece imagens da variedade do mundo. Atualmente, o trabalho dos seus fotógrafos é um apelo à responsabilidade e ao compromisso com a diversidade. Dos azuis e cinzentos enevoados da luz matinal aos roxos e vermelhos vivos do pôr do sol, esta exposição convida-nos a descobrir, através das imagens, que a cor está em todo o lado, mesmo que não prestemos atenção. Cada área é dedicada a uma cor e ao seu significado, qualidades e simbolismo ao longo do tempo”.

A exposição tem visita livre durante 24 horas e integra, ainda, visitas guiadas para escolas e grupos (de segunda a sexta, das 10h00 às 13h00 e das 16h00 às 18h00, mediante reserva para o contacto telefónico T. 215 562 495) e visitas comentadas, abertas ao público em geral (aos sábados, às 18h00, e aos domingos, às 12h00).