• Junho 16, 2023

Paredes Jazz & Blues Fest volta para 3.ª edição

Paredes Jazz & Blues Fest volta para 3.ª edição

Os concertos são gratuitos.

O Paredes Jazz & Blues Fest, um festival que pretende divulgar os músicos portugueses, “privilegiando a expressão do jazz vocal e a promoção do Blues nacional”, está de regresso para a 3.ª edição, de 16 a 20 de junho.

Os concertos são gratuitos e vão decorrer na Casa da Cultura e no Parque José Guilherme, com atuações das bandas “Marta Ren”“Peter Storm & The Blues Society”“Kiko & The Blues Refugees” e “Paredes Big Band”.

“Marta Ren”, uma das vozes “mais carismáticas da nova música portuguesa, reconhecida pelo seu registo vocal único, muitas vezes comparado a grandes vocalistas negras do soul e do funk”, marca o arranque dos concertos, no dia 16 de junho, pelas 22h00, na Casa da Cultura de Paredes.

No dia seguinte, sábado, 17 de junho, pelas 19h00, “Peter Storm & The Blues Society” e “Kiko & The Blues Refugees”, pelas 22h00, sobem ao palco do mesmo local.

De acordo com o município, esta última banda considera-se um “supergrupo” formado por músicos experientes e conceituados do panorama nacional: o músico, compositor e produtor Kiko Pereira, luso-americano que o crítico José Duarte elegeu como a melhor voz masculina do jazz em Portugal, junta uma equipa de excelência, como António Mão de Ferro (guitarras), Jorge Filipe Santos (teclados), Carl Minnemann (baixo) e João Cunha (bateria).

Já a “Sunset Party” vai animar o público que passar na Casa da Cultura, no dia 18 de junho, a partir das 17h00.

O Festival de Jazz & Blues encerra no dia 20 de junho, no Parque José Guilherme, com a atuação da “Paredes Big Band”, em forma de comemoração da elevação de Paredes à categoria de cidade. Formada em 1995, esta banda apresenta sonoridades do jazz ensemble típico de uma formação big band, constituída por cinco saxofones, quatro trombones, quatro trompetes, contrabaixo/baixo elétrico, guitarra, piano, bateria, percussão e duas vozes feminina e masculina, com um repertório baseado no jazz da era dourada do swing, entre outras vertentes do jazz, informa a autarquia.

O Festival de Jazz & Blues é organizado pelo município de Paredes, com o apoio da ASEP – Associação de Empresas de Paredes e da Junta de Freguesia de Paredes.