Paredes é “cidade teste” de um projeto europeu que promove estilo de vida ativo e saudável

Publicado em Publicado por: O Paredense

Paredes vai ser a “cidade teste” de um projeto europeu que visa a dinamização de atividades de corrida e marcha com o objetivo de promover um estilo de vida ativo e saudável e de prevenção e integração social através do desporto.

O projeto GEOpard é liderado pela Federação Italiana de Atletismo e será dinamizado em conjunto com várias cidades europeias, nomeadamente de Itália, Alemanha, Estónia e Bélgica. Em Paredes, o projeto assume a designação “Sou livre de ser saudável” e foi apresentado pela autarquia no Centro de Marcha e Corrida no Parque da Cidade de Paredes.

Entre maio e setembro vão ser dinamizadas várias atividades de corrida e caminhada em parceria com o CLDS 4G e alguns clubes do concelho, entre eles a Associação Noturnos de Paredes, o Centro Cultural e Recreativo de Vilarinho de Baixo – Kemedo Team, a Associação ParJovem e a Associação Paredes Aventura.

“Estivemos grande parte do ano transato confinados. Queremos desconfinar de forma segura e com ganhos para cada um”, garantiu Leonel Ferreira, técnico do município, explicando que este é um projeto a dois anos que pretende fomentar a corrida e caminhada e atuar na prevenção “da radicalização e da integração social”.

A notícia completa na edição em papel de 20 de maio de 2021 ou na edição online.