- Julho 10, 2025
Paredes deu as boas-vindas à Handball Cup
Mais de dois mil atletas, oriundos de Portugal e Espanha, participam na sexta edição do torneio internacional Paredes Handball Cup, que decorre até domingo, 13 de julho, em vários pavilhões do concelho de Paredes. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Paredes, com o apoio da Federação de Andebol de Portugal e da Associação de Andebol do Porto.
Texto | António Orlando
Paredes volta a ser palco de um dos maiores torneios de andebol juvenil da Península Ibérica. A sexta edição do Paredes Handball Cup arrancou na noite desta quarta-feira, reunindo mais de dois mil atletas oriundos de Portugal e Espanha. Até domingo, 13 de julho, os jovens vão competir em vários pavilhões do concelho, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Paredes, com o apoio da Federação de Andebol de Portugal e da Associação de Andebol do Porto.
O torneio arrancou com um desfile de equipas que coloriu o centro da cidade e encheu as ruas de entusiasmo. Na sessão de boas-vindas, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, destacou a importância do desporto como fator de coesão social e identidade territorial. “Paredes volta a afirmar-se como capital do desporto. Este torneio é mais um exemplo da nossa aposta contínua na promoção da atividade desportiva, sobretudo junto dos mais jovens”, afirmou.
“Temos orgulho em acolher tantos atletas, treinadores e famílias, que encontram aqui condições de excelência para a prática desportiva.” O autarca sublinhou ainda o investimento consistente do município no setor: “Organizamos grandes eventos quase todos os meses. Há cerca de um mês acolhemos um torneio para os escalões minis, agora é a vez dos sub-12 a sub-18, e em setembro vamos ser palco do Campeonato Europeu de Hóquei em Patins, tanto no feminino como no masculino. Isto demonstra a capacidade organizativa e o dinamismo desportivo de Paredes.”
Para Alexandre Almeida, o desporto é também um pilar estratégico de desenvolvimento: “A nossa principal riqueza continua a ser a indústria do mobiliário, mas o desporto tem ganho um peso cada vez maior, não só na economia local, como na afirmação do concelho a nível nacional e internacional.”
Além do torneio competitivo, o programa inclui atividades de inclusão e promoção do Andebol, como um jogo de andebol em cadeira de rodas, a realizar esta sexta-feira às 20:30, no Pavilhão Multiusos de Paredes. No sábado, o mesmo recinto acolhe um momento de homenagem à seleção nacional de sub-21, atual vice-campeã mundial. “É um orgulho para nós apoiar esta modalidade que tem vindo a crescer em Portugal”, afirmou o autarca, deixando ainda uma palavra de incentivo às equipas do concelho que participam na competição: Clube de Andebol de Baltar, Nun’Álvares e Romanos.
Ana Seabra, madrinha do torneio e uma das mais prestigiadas treinadoras portuguesas, marcou presença na abertura, apelando aos jovens atletas para “aproveitarem cada momento dentro e fora do campo”, valorizando o desporto como espaço de crescimento e amizade.
Paredes Handball Cup 2025 | Programa
Datas e Duração
- De 9 a 13 de julho de 2025
- Realizado em vários pavilhões e campos exteriores no concelho de Paredes
Locais dos Jogos
- Pavilhão Multiusos de Paredes (ARENA e 2)
- Pavilhão EB 2/3 de Paredes e de Baltar
- Pavilhão Escola Secundária de Paredes e de Baltar
- Pavilhões Rota dos Móveis 1 e 2
- Campos exteriores: Escola Secundária de Paredes e Bairro Municipal
Participantes
- Mais de 100 equipas de Portugal e Espanha
- Cerca de 2.000 atletas dos escalões:
- Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18
- Masculinos e femininos
Estrutura da Competição
- Fase de grupos e eliminatórias por escalão e género
- Jogos distribuídos ao longo do dia, desde manhã até à noite
- Finais e jogos de classificação no dia 13 de julho (domingo)
Atividades Paralelas
- Jogo de andebol em cadeira de rodas: 11 de julho às 20:30
- Homenagem à Seleção Nacional Sub-21: 12 de julho no Pavilhão Multiusos
- Momentos de convívio: animação, piscina, peddy paper e festas temáticas