- Outubro 13, 2022
Pais indignados com refeições servidas em várias escolas do concelho

O almoço servido, na passada terça-feira, na cantina da Escola Básica e Secundária de Rebordosa, gerou uma onda de revolta nas redes sociais, com vários pais a denunciaram a falta de qualidade das refeições servidas nas escolas do concelho.
“Que raio de alimentação é esta e qual a justificação para que isto aconteça?”, questionaram os pais, que divulgaram imagens nas redes sociais da refeição servida aos alunos da EBS de Rebordosa: um prato de legumes à Brás, com couve-flor, batata palha e cenoura.
A publicação originou várias críticas e levou dezenas de pessoas a queixaram-se de situações idênticas que aconteceram noutras escolas do concelho. “Não foi um dia pontual…está a acontecer isto desde o início do ano. O meu filho come quatro dias por semana na escola e todos os dias a comida é assim. É inadmissível. Se a empresa não faz bem o seu trabalho troquem de empresa”, lê-se numa publicação feita por outra mãe.
“Lamentável. Para além de ser pouco e sem nutrição nenhuma, a minha filha ainda diz que a comida está sempre sem tempero, gelada, empapada. Todos os dias ela reclama da comida mal feita! Não é uma situação isolada, este ano a situação está muito mal”, escreveu outra encarregada de educação.
Além de mais ações de fiscalização, os pais pedem que as refeições passem a ser confecionadas nas próprias escolas e não servidas por empresas.
A câmara de Paredes emitiu ontem um comunicado, dando conta que “teve conhecimento de deficiências nas refeições servidas aos alunos” e “está a tomar medidas para que a empresa fornecedora corrija o que não funcionou bem”.
Nas redes sociais, a autarquia partilhou ainda fotografias do presidente da câmara e do vereador da educação que almoçaram ontem “de surpresa” na Escola Básica e Secundária de Rebordosa, confirmando que “as deficiências encontradas nas refeições” servidas na segunda-feira foram “uma situação pontual” relacionada com a preparação do prato vegetariano que consta da ementa escolar.
“Essa refeição vegetariana faz parte da ementa uma vez por mês. Na situação ontem reportada os ingredientes não chegaram às cozinhas atempadamente. O resto é especulação”, frisa o autarca, garantindo que a refeição servida ontem já tinha toda a qualidade exigida.
Em resposta enviada ao Paredense, Alexandre Almeida diz ainda que “a empresa que está a servir as refeições para as EB 23 e Secundárias de Paredes foi a que ganhou o concurso, já era a empresa que fornecia o serviço de refeições às escolas anteriormente, antes destas passarem para a responsabilidade dos Município”.
“Já notificamos a empresa para corrigir essa situação da falha do fornecimento dos ingredientes”, frisa o autarca, acrescentando que na passada segunda-feira também esteve na EB 23 de Lordelo e “não foi reportado nenhum problema” na hora das refeições.
Durante o dia de hoje e amanhã o município vai reunir com os diretores das EB 2/3 e Secundárias do concelho e as Associações de Pais. Para a próxima segunda-feira está marcada uma reunião com a administração da empresa, em que poderão participar também os diretores e associações de pais.