- Dezembro 14, 2023
Óscar Rodrigues empossado comandante
O objetivo, disse, passa por unir a corporação de Cete e tentar aumentar a massa humana.
Natural da freguesia, Óscar Rodrigues foi empossado como novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Cete. A cerimónia de tomada de posse realizou-se na manhã da última sexta-feira, dia 8, no quartel da corporação.
O presidente da direção da corporação cetense, Evandro Sousa, admitiu que as perspetivas são elevadas, “porque a associação tem passado por tempos conturbados ao nível de comando”, explicou. Nesse sentido, justificou, “apostamos num homem da casa para ver se temos alguma estabilidade no comando, algo que também irá ajudar no trabalho da direção”. “É importante que esta estabilidade se mantenha, porque hoje em dia se torna muito complicado manter os jovens no voluntariado”, acrescentou.
Considerando o novo comandante um “rapaz novo e ambicioso”, o presidente espera que Óscar Rodrigues “possa trazer a estabilidade que permita que os jovens se mantenham na associação humanitária” e, ao mesmo tempo, “cativar mais jovens para o voluntariado”.
Dessa forma, dirigindo-se aos jovens, o responsável pela direção recordou que Cete possui a maior área florestal da Área Metropolitana do Porto, “o que faz com que a nossa responsabilidade para as gerações futuras seja de elevado grau, por isso, é importante toda a ajuda que possa vir e que se comprometam com a corporação e nos ajudem a preservar a natureza”.
Por seu turno, o vereador da Proteção Civil, Francisco Leal, felicitou o novo comandante, destacando acreditar no “bom trabalho em equipa do comando, corpo de bombeiros e direção”. “É um comandante que foi criado nesta casa e que regressa para comandar os destinos desta grande instituição”, complementou.
“Julgo que irá fazer um excelente trabalho, não só por ter sido criado aqui, por conhecer os cantos à casa e os bombeiros”, mas, também, porque “é acarinhado por todos”. “Estou certo de que fará um excelente trabalho nesta corporação, sendo que ao fazê-lo, naturalmente, estará a contribuir para a proteção civil de Paredes”, reiterou.
O autarca referiu, ainda, que o município está empenhado em “garantir boas condições aos bombeiros e bombeiras” e adiantou que já foi aprovado o projeto de ampliação do quartel, para a construção de novas camaratas.
A reportagem completa na edição de 14 de dezembro de 2023